Para que foi escrito o livro de Proverbios?

Perguntado por: epires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.

nome masculino
1. Máxima expressa em poucas palavras e tornada vulgar. 2. Rifão; anexim; adágio.

Na verdade o livro de Provérbios é uma coleção de ditos procedentes de alguns homens sábios. Dentre eles, o autor mais conhecido é o rei Salomão. O livro de Provérbios destaca que Deus é a fonte de toda sabedoria.

Os 7 princípios do Rei Salomão

  • 1 – Tenha um plano antes de investir.
  • 2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
  • 3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
  • 4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
  • 5 – Seja generoso.
  • 6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
  • 7 – Seja paciente e constante.

Deus é capaz de oferecer discernimento e prudência para os filhos que se afastem dessas vozes. Quem planeja o mau, o faz contra a sua própria vida. As pessoas que trilham esse caminho não percebem isso e muitas vezes são cegadas por sua própria ganância, mas quem assim procede a si mesmo se destrói.

A sabedoria que Salomão recebeu de Deus era extraordinária, o rei tinha conhecimento em várias áreas do saber. Ele compôs mais de 3000 provérbios (a maioria não faz parte do livro de Provérbios) e 1005 cânticos.

Aquele que ouve as palavras de sabedoria e a guardam em sua coração, terá longa vida e plantará paz para si mesmo. Mas os que não dão valor aquilo que é ensinado, é tolo e não terá colheita boa no tempo certo.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Provérbios 2 descreve exatamente como devemos seguir. Uma pessoa que é reta e que quer ser íntima de Deus sabe exatamente como deve agir. Uma pessoa sábia dá prioridades ao que lhe faz crescer e manter uma relação com o Senhor.

Quem Foram Agur e o Rei Lemuel? Agur e o rei Lemuel são dois sábios que aparecem entre os autores do livro de Provérbios no Antigo Testamento. Pouco se sabe sobre quem foram esses dois homens. Os textos bíblicos apenas dizem que Agur era filho de Jaque, e que Lemuel foi um rei de Massá (Provérbios 30:1; 31:1).

Salomão desrespeitou a ordem de Deus se casando com mulheres de povos idólatras e acabou O traindo quando construiu altares e adorou aos deuses pagãos de suas esposas (1 Reis 11:7,8).

Salomão

Salomão, o homem mais rico que já existiu: A sabedoria da Bíblia para uma vida plena e bem-sucedida.

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar as imposições ao povo.

Significa saber aplicar o conhecimento para tomar as decisões certas. O sábio não só observa os fatos, mas consegue compreender o que é correto e justo e escolhe fazer o que é melhor. Como criador de todas as coisas, Deus é a fonte de toda verdadeira sabedoria (Provérbios 2:6).

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã. Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

"Não seja sábio aos teus próprios olhos" é um convite a humildade, somente os humildes conhecem a verdadeira essência da sabedoria. O cristão também deve ser guiado em sua vida pelo temor ao Senhor, mantendo-se afastado de tudo o que é errado e desaprovado por Deus.

Salomão

Com certeza Salomão é o principal escritor do livro de Provérbios. Observe os títulos que vêm no próprio texto massorético: Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel (Prov 1:1) Provérbios de Salomão.

Salomão era extremista. Ele tentou achar realizações de maneiras diferentes, mas sempre terminou frustrado. Estudando a vida dele, podemos aprender que quaisquer coisas que desejarmos construir, não conseguiremos ter o que ele teve. Ele se determinou a conhecer tudo que poderia conhecer (Eclesiastes 1.13).

Provérbios 1.7
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. O tema principal de Provérbios e a contribuição decisiva do antigo Israel para a busca humana por conhecimento e entendimento. O temor do Senhor é a única base do verdadeiro conhecimento.

de Israel com apenas 12 anos de idade. Segundo o Antigo Testamento, Deus apareceu para ele. e ofereceu dar-lhe o que quisesse, mas o jovem pediu. apenas sabedoria para governar seu povo.

O bom siso te guardará e a inteligência te conservará. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Quem recusar ouvir o grito do pobre também gritará e não será ouvido. Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeito com a sua própria ignorância.