Para que foi criado o Huka Huka?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

No Brasil de modo geral o Huka-huka é desconhecido entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente nacional de maior tradição indígena. Este combate (luta) foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingú localizados no estado de Mato Grosso.

Huka Huka, a luta tradicional dos povos do Alto Xingu, arte marcial dos Kamaiurá, jogo ritual que com a vida se confunde, dando aos mortos sua honra na existência e apreço na saudade e frustração diante das regras dos ciclos. Se a morte não se vence, ao menos podemos desafiá-la em sagração.

Huka Huka, a luta corporal do Xingu, contribui para manter viva a cultura indígena no Mato Grosso — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Aprovada pela comunidade. semelhante à greco-romana tem regras simples. Ela se inicia com os atletas ajoelhados ,girando em círculos,agarrados um ao outro. Ganha quem derrubar o oponente.Se eles se soltarem um ao outro,sem que nenhum dos dois seja derrubado,dà empate.

O Huka-Huka é um dos esportes tradicionais indígenas praticado pelos povos do Xingu. Trata-se de uma luta corporal disputada entre duplas de homens e mulheres. O vencedor é aquele que conseguir pegar na perna do seu oponente e derrubá-lo.

Huka-huka é uma arte marcial e um estilo de luta tradicional brasileiro dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, todos do estado de Mato-Grosso. O huka-huka é uma das modalidades disputadas nos Jogos dos Povos Indígenas.

A luta inicia quando o dono da luta (homem chefe) caminha até o centro da arena de luta e chama os adversários pelo nome. Os lutadores se movimentam um de frente para o outro girando em círculo no sentido anti – horário, até se entreolharam. Em seguida ajoelham-se e tentam agarrar- se.

Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades.

O objetivo é derrubar o oponente de modo que os ombros dele fiquem no chão. A depender do grau de dificuldade, os pontos dos golpes variam de um a cinco. A luta é finalizada quando o adversário é derrubado. Caso isso não ocorra, quem apresentou superioridade técnica ganha a disputa.

AS LUTAS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS SISTEMATIZADAS, VIVÊNCIAS LIMPAS, COM REGRAS ESTABELECIDAS, TRADIÇÕES, REALIZADAS EM LOCAIS APROPRIADOS, ONDE A DISPUTA BASEIA-SE NO RESPEITO ENTRE AS PESSOAS.

A dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos.

Com relação às regras básicas da luta Huka-huka, marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO. ( ) As disputas duram muito tempo, chegando a ultrapassar 60 minutos. ( ) Não existe um juiz tradicional para essa luta e sim um observador ou um orientador indígena, chamado de “dono da luta”.

As Lutas corporais indígenas como o Huka-Huka, parte do princípio da origem, da etnia e do contexto cultura na qual elas fazem parte, apresentando as diversidades linguísticas e fazendo com que o discente entenda que o mesmo não se refere somente a reprodução de movimentos estereotipados, mas sim a expressões corporais ...

Golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos. Os combates são disputados em dois rounds de três minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.

O Huka-huka é uma luta corporal praticada pelos povos indígenas do Xingu, tribo localizada no Estado do Mato Grosso.

Anderson Silva

Campeão do peso médio do UFC, o lutador brasileiro Anderson Silva visitou o Xingu com o intuito de aprender mais sobre uma luta local: o huka-huka.

Criada dentro do exército brasileiro, o Uru-Can mistura elementos de Karatê, Tae-kwon-do, Kung-Fu, Judô e Jiu-jitsu. Se trata de uma arte marcial 100% brasileira, embora utilize elementos de outras lutas já consagradas de origens japonesas e coreana.

Continuar lendo Quem fundou o Huka-huka?