Para que era usado o sal no Antigo Testamento?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Desde a Antiguidade que existem referências à utilização e à importância do sal, quer na sua dimensão prática da vida terrena quotidiana, quer na sua dimensão religiosa de ligação do homem com o sagrado. Em ambas, ele pode significar preservação e incorruptibilidade de alimentos e moralidades.

Esta seria uma aliança perpétua que se cumpre em sua plenitude com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Os dois exemplos falam sobre a eternidade das Promessas de Deus para com Seu povo, uma aliança de sal, portanto, significa algo permanente, duradouro.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

O sal é usado como tempero desde a Pré-História, cerca 2,5 milhões de anos antes de Cristo. Primeiro, era aplicado na conservação de alimentos, pois não existia geladeira (criada apenas em 1856). O homem pré-histórico mergulhava a carne caçada na água do mar.

Na quantidade adequada, o sal aumenta os movimentos peristálticos dos intestinos, contribuindo para uma boa digestão, facilita a produção de energia, auxilia o funcionamento renal, além de ser muito importante para quem pratica mais de uma hora de exercícios físicos, pois ajuda a repor o sódio perdido com o suor.

Vejamos: o sal usado no preparo de alimentos tem origem no mar. Está diluído na água (por isso ela é salgada) e, de maneira simplificada, é por meio da evaporação, ou seja, da separação da mistura formada por sal (sólido) e água (líquida), que o homem obtém o produto.

R$ 2,05 un.

4,6). Na verdade, o sal era símbolo de preservação, de incorruptibilidade Por outro lado, a perda de força a que o sal está sujeito é sinónimo da falta de pureza moral e de sabedoria.

Desesperada, a família de Ló deixa Sodoma após o conselho dos anjos. Durante a fuga, Ayla descumpre a ordem de não olhar para trás e vira estátua de sal.

A denominação "ouro branco" vem de uma época quando o sal era extremamente valioso para a economia dos reinados locais. Além de ser usado como moeda, o sal conservava os alimentos.

O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes. Uma complicação bem grande para a produção agrícola.

Emprestar ou pedir emprestado sal ou pimenta destrói a amizade. É melhor oferecê-los e aceitá-los como um presente. No oriente médio acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas, formam um vínculo.

Um sítio na vizinhança de Petra (Sela), onde Davi e Amazias derrotaram e mataram grande número de edomitas (2 Sm 8.13 – 2 Rs 14.7 – 1 Cr 18.12 – 2 Cr 25.11 – Sl 60, título).

O sal já foi altamente valorizado, tanto quanto o ouro ou a prata. O fato de ser encontrado nos oceanos e mares, em abundância, é um dos principais fatores de o sal ter perdido seu alto valor, devido à grande oferta.

O sal tem como principal função no organismo garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, assim como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares e outros.