Para que era usado o azeite antigamente?

Perguntado por: ulancastre7 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os gregos e os romanos sem dúvida descobriram várias aplicações do azeite, com suas múltiplas utilizações na culinária, como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.

Na época contemporânea ao nascimento de Jesus, o azeite de oliva era extraído numa prensa - colocava-se as azeitonas num saco de linhagem e uma viga com um contrapeso apertava-as, escorrendo, assim, seu óleo.

Geograficamente, o azeite de oliva nasceu na região da Mesopotâmia - localidade que ficava no Oriente Médio, entre os rios Eufrates e Tigre, onde hoje é o Iraque. Na história, seu cultivo começou há muito tempo: cerca de 8 mil anos atrás.

A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Era um milagre, pois o azeite de uma vasilha, indo contra todas as possibilidades, encheu várias outras. Uma botija só poderia encher uma botija. O milagre de Deus é a invasão do sobrenatural no material.

A Prática dos Apóstolos do Senhor Jesus
Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo". A expulsão dos demônios e a cura milagrosa de muitos enfermos eram acompanhadas da unção com óleo.

Significado de Azeite
substantivo masculino Óleo de oliva ou azeitona, muito usado em culinária. Óleo extraído de outros frutos, de plantas ou da gordura de certos animais.

O óleo da parábola representa nossa fé e testemunho, nossa pureza e dedicação, nossas boas obras e o cumprimento dos nossos convênios: todas as maneiras pelas quais “[tomamos] o Santo Espírito por [nosso] guia” (D&C 45:57).

Os preços no atacado para o azeite de oliva virgem alcançaram € 4.099,52 por tonelada esta semana, uma escalada de mais de 60% ante um ano antes, segundo a Fundação para a Promoção e o Desenvolvimento dos Olivais.

O óleo, além de uma expressão visível dessa benção e escolha divina, era também um símbolo de santificação. Não é por acaso que, quando se observa o significado das palavras “Messias” e “Cristo”, ambas apontam para um mesmo significado: “o Ungido”, “o escolhido de Deus”.

A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles. Foi um milagre! Então, o filho da viúva ficou doente e morreu, mas Elias o trouxe de volta à vida.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água.

A palavra azeite deriva do idioma do idioma árabe ´az-zait´que quer dizer suco de azeitona. Também conhecido como ''ouro liquido'', graças à denominação dada por Homero, há milhares de anos atrás.

Os azeites podem ser reconhecidos pelos seus aromas. O azeite de oliva extra virgem genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas, portanto deve ter aroma de frutas frescas (verdes ou maduras), ervas recém cortadas e flores do campo. Produtos com cheiro estranho podem ter sido falsificados.

A diferença entre óleo e azeite tem a ver com o processo de fabricação dos ingredientes. Enquanto o primeiro produto é feito por pressão, o segundo é tratado com solventes purificados ou refinados. Apesar disso, o óleo passa pelo mesmo tipo de produção que o azeite, devendo ser reduzido, mas não banido da sua rotina.

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).