Para que é usado o gráfico de histograma?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Um histograma é um gráfico usado para representar a distribuição de frequência de alguns pontos de dados de uma única variável. Os histogramas geralmente classificam os dados em vários “compartimentos” ou “grupos de intervalo” e contam quantos pontos de dados pertencem a cada um desses compartimentos.

Interpretar os principais resultados para Histograma

  1. Etapa 1: Avalie as características chaves.
  2. Etapa 2: Procure por indicadores de dados incomuns ou anormais.
  3. Etapa 3: Avalie o ajuste de uma distribuição.
  4. Passo 4: Avaliar e comparar grupos.

Existem seis tipos de histograma, que são classificados pela forma de apresentação das barras: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado.

gráfico de barras que representa o tempo em que um recurso está agendado para trabalhar por uma série de períodos de tempo.

Desvantagens do Histograma:

  • Impossibilidade de ler os valores exatos porque os dados são agrupados em categorias;
  • É mais difícil de comparar dois conjuntos de dados;
  • Utiliza apenas dados contínuos;
  • O uso de intervalos impede o cálculo exato da medida de tendência central;

Acontece quando há anormalidades no processo de construção do gráfico, decorrentes de falhas ou erros de medição ou tabulação, entre outros. O histograma é uma das ferramentas básicas de estatística e análise de dados e frequência, podendo ser aplicado em diversas situações, dependendo do objetivo do estudo.

O histograma pode ser classificado em tipos como: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado. De modo geral, pode ser construído com intuito de interpretar determinada quantidade de dados, ilustrá-los em gráficos e analisar comparativamente eventuais processos.

O diagrama de dispersão é uma ferramenta gráfica que permite visualizarmos com clareza a correlação entre duas variáveis nos negócios de uma empresa. Muito utilizada como uma ferramenta de qualidade, o diagrama aponta tendências e padrões.

Gráfico de linha
Os gráficos de linhas têm a função de revelar tendências e mudanças ao longo do tempo. Deve ser usado quando se deseja representar um conjunto de dados contínuos.

Gráficos têm um papel fundamental na organização de dados na estatística, com eles, a interpretação desses dados torna-se mais eficiente. Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas.

A área total do histograma (soma das áreas de cada retângulo, considerando a base como sendo igual a 1) é 1 (ou 100%). Dessa forma, é possível comparar duas distribuições. O histograma é uma ferramenta extremamente útil para conhecer os dados.

O histograma de mão e obra é a representação gráfica da quantidade de recursos humanos que será necessária e distribuídas longo de um período estipulado.

Tipos de Gráficos

  • Gráficos de coluna.
  • Gráficos em barra.
  • Gráficos em pizza.
  • Gráficos em linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em rede.

Permite analisar se há ou não simetria na distribuição do dados; Consegue-se identificar onde há maior concentração de dados e falhas; Permite agrupar os dados em intervalos; Podem-se realizar comparações.

O gráfico de frequência é uma ferramenta que mostra informações básicas sobre a localização, forma e dispersão de um conjunto de dados. Com a competividade atual no mercado empresarial, é importante que as empresas evitem todos os problemas que possam levá-las ao fracasso.