Para que é usado o fio 4mm?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

2,5 mm²: circuitos de iluminação e circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral). 4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.

Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4 mm². E aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6 mm².

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

Chuveiro de 7500W 220V - 7500/220=34A, portando deve ser instalado com cabos de 6mm² e disjuntor de 40A.

Para primeira pergunta, sim está correto. A segunda, não você não pode usar cabo 10mm pois a corrente e baixa e o cabo vai criar uma resistência maior para passagem da corrente elétrica, o ideal seria usar cabo de 2,5mm com o disjuntor de 20A.

2,5 mm²

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Para cada circuito elétrico há uma bitola correspondente, mas não é errado utilizar uma bitola ou seção superior. Para não errar, a dica é sempre conferir a tabela de bitola de fio, que segue a norma NBR 5410 da ABNT. Assim, você encontra o modelo mais adequado para cada sistema elétrico.

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.

fio de cobre

A rede elétrica na qual o seu freezer será conectado deverá ter fio de cobre, conforme NBR 5410. Para a substituição da tomada, solicite a um eletricista ou pessoa capacitada para este serviço.

Dependendo das características da sua rede elétrica, o cabo de 4 mm² também pode funcionar. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Melhor fio para instalação elétrica residencial: principais tipos

  • Fio sólido. Primeiramente, esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V. ...
  • Cabo flexível e cabo rígido. Assim como os fios sólidos, esse tipo de cabo também é feito com fios de cobre e isolados em PVC. ...
  • Cabos PP. ...
  • Cabos paralelos.

Recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações, etc., em construções residenciais, comerciais e industriais. Por se tratar de um produto com boa flexibilidade, possui maior facilidade de instalação e manuseio.

Um condutor de 4,0 mm², se for isolamento de PVC (70°C) e o circuito for com até dois condutores carregados tem capacidade de condução de corrente de 32 A na instalação em eletroduto (método de referência B1 da NBR5410). Neste caso o disjuntor poderia ser o de 32 A.

Qual fio usar para tomada elétrica? Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral (TUG), o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5mm². A espessura dos fios de chuveiros, por sua vez, deve ter pelo menos 4mm², já aparelhos mais potentes, como ar-condicionado, cerca de 6mm² para 220V.