Para que e usado o desvio padrão?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Desvio padrão. É um parâmetro muito usado em estatística que indica o grau de variação de um conjunto de elementos. Exemplificando. Se medirmos a temperatura máxima durante três dias em uma cidade e obtivermos os seguintes valores, 28º, 29º e 30º, podemos dizer que a média desses três dias foi 29º.

Variância e desvio padrão são medidas de dispersão, ou seja, parâmetros utilizados na Estatística para calcular o quanto os dados de um conjunto de valores podem variar. A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam.

Desvio padrão de uma amostra (ou coleção) de dados, de tipo quantitativo, é uma medida de dispersão dos dados relativamente à média, que se obtém tomando a raiz quadrada da variância amostral.

O contraste primário entre o desvio padrão e o desvio médio é que o valor que ocorre ao deduzir a média do valor de cada ponto é escrito como absoluto ao encontrar o desvio médio. Para o desvio padrão, você não precisa escrever os conjuntos de dados como absolutos, mas é importante elevá-lo ao quadrado.

Medida de dispersão em torno da média populacional
Um baixo desvio indica que os dados estão próximos da média ou do valor esperado. Já um alto desvio padrão, indica que os dados estão espalhados por uma ampla gama de valores.

Uma medida estatística normalmente usada para medir o risco é o desvio- padrão, que mede a dispersão da distribuição de probabilidades. Quanto maior for o desvio-padrão, maior a dispersão das expectativas em torno da média ou retorno esperado e, conseqüentemente, maior o risco (ou incerteza) do investimento.

Um desvio padrão de 0 significa que uma lista de números são todos iguais – eles não estão separados em nenhuma extensão. Enfim, o desvio padrão é uma medida que resume a quantidade pela qual cada valor em um conjunto de dados varia da média.

A variância e o desvio padrão são medidas que dão uma ideia da dispersão de uma distribuição de dados. Um valor alto para a variância (ou desvio padrão) indica que os valores observados tendem a estar distantes da média – ou seja, a distribuição é mais “espalhada”.

Quanto maior o desvio padrão, maior a dispersão e mais afastados da média estarão os eventos extremos.

A Análise de Variância ( ANOVA ) é uma fórmula estatística usada para comparar as variâncias entre as medianas (ou médias) de grupos diferentes. Diversos cenários usam ANOVA para determinar se há alguma diferença entre as medianas dos diferentes grupos.

Os tipos de desvio padrão
A rigor, existem três tipos de desvio padrão: (1) desvio padrão populacional ; (2) desvio padrão amostral ; e (3) desvio padrão da média .

Quando a curva normal tem desvio-padrão igual a 1, tal como ocorre na curva matemática teórica, ela é chamada de mesocúrtica (do grego mesos = médio) + cúrtica.

O desvio padrão é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.

Com as informações do desvio padrão podemos realizar análises mais conclusas em relação às informações que possuímos, tendo a certeza de que os dados estão dispersos ou não.

O desvio padrão da equação do Índice de Sharpe mede a quantas unidades de variação o investidor está exposto ao escolher cada um dos ativos que vão compor a sua carteira. Se o desvio padrão é alto, isso quer dizer que a probabilidade futura de retorno tem grande volatilidade.

Como saber se o desvio padrão é alto ou baixo?

  1. 68% dos valores dentro de um desvio padrão da média.
  2. 95% dos valores dentro de dois desvios padrão.
  3. 99,7% dos valores dentro de três desvios padrão.