Para que é usada a água-viva?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Portanto, ela possui uma função determinante na manutenção da cadeia alimentar dos oceanos. Além disso, ela ainda atua no controle de algas e plânctons, já que se alimentam destes seres.

A água-viva tem como principais predadores alguns tipos de peixe, tartarugas marinhas e pássaros marinhos.

Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.

6 meses

Geralmente, as águas-vivas não vivem mais de 6 meses. Mas uma delas, a Turritopsis dohrnii, conseguiu driblar esse destino — e, de quebra, revolucionar os conceitos de vida e morte. Ela tem a capacidade de rejuvenescer indefinidamente as próprias células, ou seja, é essencialmente imortal.

Tem um sabor delicado que tende a assumir os sabores do que quer que seja cozido. Ainda assim, se não dessalinizada, pode ser bastante salgada. Você pode comer água-viva de várias maneiras, com molho de soja, óleo e vinagre para uma salada. Também pode ser cortada, cozido e servido misturado com legumes ou carne.

Alguns animais, como as tartarugas-cabeçudas, o peixe-lua e o peixe-enxada, comem água-viva.

A locomoção ocorre por contrações do corpo graças às células mioepiteliais ligadas ao sistema nervoso que agem como músculos. Elas também podem ser levadas pelas correntes marítimas.

O aumento da temperatura e o ciclo marinho
Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores.

Mas as águas vivas também se alimentam de outros tipos de seres vivos, como medusas, larvas de peixes e ovas. Uma curiosidade da alimentação da água viva é que, enquanto ela nada, consegue sugar água. Isso faz com que as presas fiquem mais próximas de seus tentáculos.

b-)Ela vira água morta viva ? A água viva dura em média seis meses. Ao menos que ela seja despedaçada ou destruída, neste caso uma água viva morta. E por curiosidade, existe a espécie Turritopsis nutricula que é uma água viva que possui uma alta capacidade de regeneração de suas células.

McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...

As águas-vivas são sim capazes de queimar as palmas das mãos das pessoas, basta entrar em contato, o que acontece é que é dificil elas chegarem até a mão, já que elas não ficam na superfície da água, por isso elas geralmente atacam as pernas.

Os tentáculos da água-viva não penetram na pele, mas podem ficar grudados em sua superfície. Assim, depois de lavar a região com água do mar, proteja a mão com um papel ou utilize um objeto como um cartão de crédito ou palito de picolé para removê-los.

Cubozoa

C. fleckeri , como outras Cubozoa, é uma das responsáveis pela Síndrome de Irukandji. Considerada como a água-viva mais letal do mundo, a quantidade de veneno em um espécime adulto é suficiente para matar 60 humanos adultos.

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

Segundo biólogos marinhos, as águas-vivas são da espécie medusa-da-lua, que não queima.

3 animais 'imortais' que fascinam cientistas há décadas

  • As planárias.
  • A hidra.
  • Turritopsis dohrnii: a água-viva imortal.