Para que é que serve cana-da-Índia?

Perguntado por: dchaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Você sabia que a cana-da-índia é ótima para evitar o acúmulo de líquidos e toxinas no organismo? Isso porque o seu rizoma (semelhante a um tubérculo), suas folhas e sementes apresentam propriedades antioxidantes, diuréticas e diaforéticas (estimula a transpiração).

São plantas de folhagem bastante vistosa e verde, às vezes, arroxeada, composta de folhas firmes e grandes, que se assemelham às folhas da bananeira. Suas inflorescências são, também, compostas de flores grandes, de coloração rósea, vermelha, laranja e amarela, apresentadas na primavera e no verão.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Ácido, Adstringente, Afecção dos rins, Afecções da bexiga, Antigonorreica, Antissifilítco, Blenorragia, Diaforética, Diurético, Doenças venéreas, Dores nefríticas, Emenagoga, Feridas sifilíticas, Hidropsia, Leucorreia, Ornamental, Propriedades terapêuticas, Tônico, Tumores.

Antioxidante: mantém as defesas do organismo e protege nosso corpo contra os radicais livres. Ajuda a restabelecer a flora intestinal, por isso é ideal para combater diarreias. Reconfortante e estimulante: ajuda a manter o corpo relaxado e a mente desperta.

A resposta é sim.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

A cana-do-brejo é popularmente utilizada em caso de diabetes tipo 2 pelos dominicanos. O chá do rizoma da cana-do-brejo é tradicionalmente utilizado há muitos anos, principalmente pelos povos da Amazônia, como diurético e depurativo para aliviar problemas na bexiga, uretra e expelir pedras dos rins.

Coloque uma colher de sopa de alecrim, a mesma quantidade de quebra-pedra, dez folhas de cana-de-açúcar em 500 ml de água fervente. Abafe a infusão por alguns minutos, coe e adoce com mel, se preferir.

Auxilia na dieta de emagrecimento, tônico digestivo, anti-inflamatória, ajuda a combater afecções gástricas, intestinais, hepáticas e biliares, redução do colesterol, diabete, enfermidades do fígado, dos rins, do pâncreas, da vesícula e do baço; fraqueza intestinal, gastrite, obesidade.

A Cana do Brejo tem diversas propriedades, sendo a principal e comprovada, sua ação diurética. Além disso ela possui propriedades depurativa, sudorífica, anti-inflamatória, analgésica, emoliente, tônica, adstringente e antimicrobiana.

O Chá de Cana do Brejo é utilizado para o tratamento de problemas urinários, contém ação anti-inflamatória, diurética e adstringente que auxilia com problemas menstruais ou nos rins, reduz inchaços, dores nas articulações, cálculos renais, úlceras, reduz dores musculares e auxilia no emagrecimento.

O chá de folha de abacate ajuda a prevenir o envelhecimento
As folhas do abacateiro contêm flavonoides e fenóis, substâncias que têm poder antioxidante e anti-inflamatório. Como resultado, essa bebida ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no DNA das células, que provocam o envelhecimento.

EFEITOS COLATERAIS: Pela presença do ácido oxálico, evitar o uso prolongado em pessoas predispostas à formação de calculose renal por oxalato de cálcio. Evitar o uso na gravidez e lactação.

O chá da folha de amora ajuda a controlar a glicose no sangue e isso facilita a absorção dos carboidratos. Isso significa que tomar o chá de amora funciona bem na hora de consumir alimentos ricos nesse tipo de nutriente como pães, macarrão e outros.