Para que é indicado prednisona e prednisolona?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A prednisona é utilizada no tratamento de diversos problemas: alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, entre outras.

Neste caso, os dois medicamentos possuem as mesmas características farmacológicas, porém a Prednisona está em sua forma inativa, já a Prednisolona está na forma ativa, ou seja, a ação exercida no organismo sempre será da Prednisolona.

Prednisona, para o que é indicado e para o que serve? Prednisona é indicado para o tratamento de várias doenças endócrinas, osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas e outras que respondam ao tratamento com corticosteroides.

Embora a troca de prednisona por prednisolona seja tecnicamente adequada, como tais medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis (como ocorre entre medicamentos de referência e os respectivos genéricos), tal conduta requer nova prescrição.

Fraqueza muscular, miopatia corticosteroide, perda de massa muscular; agravamento dos sintomas de miastenia gravis; osteoporose; fraturas por compressão vertebral; necrose asséptica da cabeça do fêmur e do úmero; fratura patológica de ossos longos; ruptura de tendão.

A prednisona pode ser útil em pacientes que têm a dor de garganta como sintoma. Mas isso apenas se a causa desse sintoma for um dos distúrbios que podem ser tratados com o medicamento. Pode ser o caso no controle de condições alérgicas graves ou incapacitantes não tratáveis com terapia convencional.

Papais e responsáveis, prednisolona NÃO deve ser usado para tratar tosse! Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico.

A prednisolona é um medicamento que possui potente ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica destinado ao tratamento de doenças que respondem aos corticosteroides. A prednisolona começa a agir em aproximadamente 1 a 2 horas após a administração.

Nas primeiras horas da manhã a liberação do cortisol é muito elevada, mas à noite ela está reduzida ao máximo. Como o pico de secreção do cortisol natural ocorre de manhã, a tomada da prednisona costuma ser indicada nesse período do dia.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

O uso de prednisona, em um ciclo de seis dias com doses decrescentes, em 400 pacientes, diminuiu de forma significativa a frequencia e intensidade da dor de cabeca. A duracao dos episodios foi igual ou maior que antes do tratamento.

O corticoide é uma classe de medicamentos de ação anti-inflamatória e imunossupressora. Isto é, trata-se de uma substância usada para suprimir os mecanismos de defesa do corpo, procedimento necessário para realizar transplantes e enxertos, por exemplo.

Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!

Nosso corticóide natural é o cortisol, tem pico de concentração no sangue logo pela manhã, antes de acordar, sendo que produzimos o equivalente a 20 mg de hidrocortisona ou 5 mg de prednisona (que são corticosteróides sintéticos) ao longo de todo o dia.

60 mg de prednisona apresentam o mesmo efeito de 2 mg de dexametasona ou 300 mg do cortisol natural. Devido a essa potência maior dos corticoides sintéticos, conseguimos administrar nos pacientes doses muito acima dos níveis fisiológicos do cortisol, o que é essencial para o tratamento de algumas doenças.