Para que é indicado o xarope de guaraná?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Xarope de Guarana é um estimulante dos processos bioquímicos relacionados a musculatura e sistema nervoso central, aumenta a capacidade de concentração e raciocínio, reduz enxaquecas, previne envelhecimento precoce, auxilia no emagrecimento, antioxidante (catequina).

Usado para refinar o açaí comum e para adoçar o creme de açaí o xarope de guaraná .

Em refrigerantes, a base de guaraná é de 1,1mg/100ml, e em xaropes é de 86,40mg/100ml. Precisamos de mais pesquisas para melhor definição, entretanto sabe-se que o guaraná apresenta maior teor de cafeína do que as sementes de café.

O pó de guaraná estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, que estão ligados ao aumento da sensação de bem estar, melhorando o humor. Isso se deve tanto à presença de cafeína quanto ao seu alto teor de antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.

O aumento de energia e da sensação de bem-estar, incluindo a melhora da libido, estão entre os benefícios causados pela boa concentração de cafeína no guaraná - já que esse componente é responsável por agir diretamente no sistema nervoso central.

INGREDIENTES: Açúcar líquido, água mineral, corante caramelo (INS 150 a), acidulante ácido cítrico (INS 330), extrato de guaraná, composto aromático vegetal, conservador benzoato de sódio (INS 211).

O mel é bem mais saudável que o xarope de guaraná (usado para adoçar o açaí) e deixa um gostinho muito melhor.

Tomar uma colher de café (pequena) de guaraná em pó com um copo de água (ou sua bebida preferida) em jejum, de preferência pela manhã. Caso necessite de energia suplementar, tomar dose similar nas primeiras horas da tarde.

Banana, açaí, tomate, ovos e grão de bico
Esses alimentos auxiliam no combate da depressão e aliviam os sintomas da ansiedade. Isso acontece devido ao alto teor de triptofano que eles contém, colaborando com a produção de serotonina.

Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana e xarope de guaraná, por exemplo, tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode saltar para quase mil calorias.

O que você pode não saber é que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão. A antocianina, pigmento responsável pelo tom roxo-escuro do alimento, é o agente motivador. Do ponto de vista clínico, a ingestão do açaí ajuda na dilatação das artérias, o que é uma preciosidade na perspectiva cardiovascular.

Contra indicado para hipertensos, cardíacos, úlcera e gastrite.

O conteúdo de cafeína nas sementes de guaraná (de 2% a 7,5%) é significativamente superior ao presente no café – aproximadamente quatro vezes mais. Quando comparado a outras bebidas estimulantes, como cacau e chá verde, possui teor de cafeína 30 vezes maior.

O alerta é dirigido especialmente a quem tem problema cardíaco ou sofre de hipertensão. O cardiologista Raimundo Marques, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, enfatiza que, para essas pessoas, o consumo de guaraná em pó ou do extrato da planta é totalmente proibido.

O consumo excessivo de pó de guaraná pode trazer efeitos colaterais ligados ao excesso de cafeína, que provoca sintomas como ansiedade, inquietação, alterações de humor, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações cardíacas.

A ação termogênica do guaraná em pó acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e contribuindo consideravelmente para a perda de peso. “Para que este efeito seja alcançado, o consumo deve ser feito com regularidade e nunca antes do momento de ir dormir”, afirma a nutricionista Paola Moreira.

Guaraná Antártica Natu

Lançada no final do verão, a Guaraná Antártica Natu é a opção mais saudável da linha do refrigerante que é a cara do Brasil.

De acordo com a especialista, é importante também reduzir o consumo de café, guaraná e refrigerantes, especialmente do tipo cola. Essas bebidas têm grandes quantidades de substâncias que contribuem para o aumento da pressão arterial, ou seja, uma combinação perigosa quando combinada com o colesterol alto.

Apresenta sais minerais como fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, vitamina B 1 e A, além das fibras que melhoram o funcionamento intestinal.

Dentre os principais constituintes químicos do guaraná encontram-se as metilxantinas (cafeína, teofilina e teobromina) e os taninos condensados, que são compostos por unidades monoméricas interligadas, sendo as principais a catequina e a epicatequina (Moraes et al., 2003; Heard et al., 2006; Ushirobira et al., 2007).

O solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho).