Para que é indicado o remédio Ginkgo biloba?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Este medicamento é indicado para distúrbios das funções do Sistema Nervoso Central (SNC) Vertigens e zumbidos (tinidos) resultantes de distúrbios circulatórios, distúrbios circulatórios periféricos (claudicação intermitente) e insuficiência vascular cerebral (MILLS & BONES, 2000; 2005).

O uso indiscriminado do fitoterápico ginko biloba, indicado para melhorar a memória e o desempenho cognitivo em idosos, pode causar efeitos colaterais sérios, danos hepáticos, pedras na vesícula, além de sangramentos e convulsões.

Acredita-se que o extrato padronizado de Ginkgo biloba (EGb) seja um nootrópico, ou seja, substância capaz de aumentar a capacidade cognitiva no ser humano. Assim, é utilizado como intensificador de memória.

Ginkgo Biloba efeitos colaterais
Após a ingestão do ginkgo biloba, podem ocorrer problemas como reações alérgicas em pessoas com sensibilidade a essa susbstância. Além disso, este é um medicamento de grau C em risco para gestantes, logo, não deve ser consumido por elas.

Diminui o risco de formação de trombos; Controla a pressão arterial; Melhora a circulação; Melhora a concentração e a memória; Melhora a circulação sanguínea no cérebro.

O Ginkgo biloba é indicado para memória, para vertigens e zumbidos originados de problemas circulatórios; serve para labirintite; para prevenir acidentes vasculares e ainda combate a degeneração celular devido a sua ação antioxidante.

Pode ajudar no controle do estresse e ansiedade: o suplemento de ginkgo biloba tem mostrado sinais de que pode ajudar a combater problemas renais, dores de cabeça e até mesmo crises de estresse e ansiedade.

Ginkgo Biloba se destaca principalmente por melhorar a circulação sanguínea. Os principais nutrientes presentes no Ginkgo Biloba são os terpenóides e os bioflavonóides.

A ingestão de Ginkgo biloba deve ser feita pela manhã, no meio do dia e à noite (nos casos em que a posologia é de 8 (oito) em 8 (oito) horas), ou pela manhã e à noite (nos casos em que a posologia é de 12 (doze) em 12 (doze) horas). Ginkgo biloba pode ser administrado junto às refeições.

Tomar 250 mg de ginkgo biloba 30–60 minutos antes de dormir pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar o relaxamento e promover o sono.

O Ginkgo Biloba é geralmente tomado na forma de extrato em cápsulas ou comprimidos. A dosagem recomendada varia de acordo com a finalidade do uso e a idade do paciente. Para melhorar a cognição e a memória, a dosagem geralmente varia de 120 mg a 240 mg por dia, dividida em duas ou três doses.

Por quanto tempo posso tomar Ginkgo Biloba
Não existe um tempo máximo estabelecido para o uso da Ginkgo Biloba. Existe um tempo mínimo de uso para avaliar efetividade de pelo menos 60 dias.

Além do Ginkgo biloba, outros produtos naturais bioativos podem ser indicados para diabéticos.

Conclusão: O extrato de Ginkgo biloba 761 apresentou eficácia, segurança e tolerabilidade satisfatórias no controle do zumbido quando administrado na posologia de 120mg duas vezes ao dia por 60 dias.