Para que é indicado o remédio amoxicilina?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 9 votos

A amoxicilina é usado no tratamento de uma gama de infecções causadas por bactérias, que podem mani- festar-se nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e geni- tal, na pele e nas mucosas.

A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite.

Quanto tempo demora a fazer efeito? A amoxicilina é absorvida rapidamente pelo organismo e os efeitos máximos apresentam-se após 1 a 2 horas a seguir à administração. Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMEN- TO? Este medicamento não pode ser administrado nem ingerido por pessoas alérgicas à amoxicilina, a outros antibióticos pe- nicilínicos ou antibióticos similares, chamados cefalosporinas.

Este remédio não está indicado para casos de gripe.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Remédios caseiros para soltar o catarro
Uma opção para complementar o tratamento da tosse com catarro indicado pelo médico é o uso de chás com propriedades expectorantes, como o chá de malva com guaco e o xarope de cebola, que facilitam a eliminação do catarro.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Risco do medicamento: o uso de amoxicilina é contra-indicado a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas; doenças gastrintestinais; mononucleose infecciosa; disfunção renal; na presença de gravidez e lactação. O medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

A amoxicilina é um antibiótico que não causa sonolência. No entanto, o que pode causar sonolência é a própria infecção que se está tentando combater. Reações mais comuns ao tomar amoxicilina são diarreia, náusea ou irritação da pele, por exemplo.

Causa da amigdalite bacteriana
Além disso, essa infecção pode ser também transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

Assim como na questão do horário, o período indicado aponta quanto tempo é necessário para garantir que a bactéria seja eliminada do organismo. Então, se o médico prescreveu que o antibiótico seja consumido por 7 dias, o ideal é tomá-lo por 7 dias, não por 5, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido.

O tratamento com amoxicilina, varia de acordo com a doença à qual está sendo tratada, tempo varia de 7 a 14 dias. Não tome remédios por conta própria, sempre consulte seu médico agendando uma consulta para tratamento adequado.