Para que é indicado o imosec?

Perguntado por: apeixoto7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Imosec é indicado para o tratamento de diarreia leve sem origem e não infecciosa. O medicamento solidifica as fezes e alivia os efeitos causados, onde seu efeito acontece dentro das primeiras 2 horas de ingestão.

Não use Imosec® se você estiver com constipação (“prisão de ventre") ou estiver com o abdome distendido. Também não deve ser utilizado se você tiver inflamação no intestino delgado, sem uma indicação específica do seu médico.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

Imosec ou Floratil? O Floratil é usado para repor a flora intestinal, enquanto o Imosec é indicado para inibir o peristaltismo. Converse com seu médico para verificar qual deles é o mais indicado para o seu caso ou se podem ser usados em conjunto.

As reações adversas ao medicamento relatadas por < 1% dos pacientes tratados com Imosec® no conjunto de dados de estudos clínicos para diarreia aguda foram: Tontura, boca seca, dor abdominal, vômito, desconforto e distensão (inchaço) do abdomen, dor na parte superior do abdome, erupção cutânea.

Imosec® não deve ser usado nos casos de diarreia em que as fezes contenham sangue, ou seja acompanhada de febre. Não use Imosec® se você estiver com constipação (“prisão de ventre") ou estiver com o abdome distendido.

Medicamento de Referência: Imosec®. Medicamentos Similares: Enterosec®, Diasec®, Diafuran®, Magnostase®, Kaosec®, Intestin®. Medicamentos Genéricos: loperamida.

Imosec – Posologia
Os comprimidos devem ser tomados com líquido. O seguinte esquema médico é recomendado: Diarreia aguda: a dose inicial sugerida é de 2 comprimidos (4 mg), seguidos de 1 comprimido (2 mg) após cada subsequente evacuação líquida, até uma dose diária máxima de 8 comprimidos (16 mg), ou a critério médico.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Imosec 2mg 12 cápsulas (loperamida) indicado para tratar sintomas da diarreia. É eficaz em quadros de diarréia aguda sem caráter infeccioso e causa específica, diarreias crônicas associadas a doenças inflamatórias, e nas ileostomias e colostomia com excessiva perda de água e eletrólitos.

8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  1. Batata. As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. ...
  2. Cenoura. ...
  3. Banana. ...
  4. Maçã (sem casca) ...
  5. Melancia. ...
  6. Carnes brancas. ...
  7. Arroz ou caldo de arroz. ...
  8. Sopa de legumes.

Diarreia é uma defesa do corpo e não deve ser interrompida, dizem médicos.

O Buscopan, por exemplo, pode ser recomendado pelo médico para que o paciente tome se sentir dor abdominal durante o tratamento. Porém, outros medicamentos, como anti-inflamatório, antidiarreico e antienjoo, podem ser recomendados para acabar com outros sintomas gerados pelos quadros acima como diarreia, febre e enjoo.

Remédios para parar a diarreia, como a loperamida (Imosec®), também não devem ser usados em diarreias agudas e de origem infecciosa, pois podem piorar o quadro e causar efeitos colaterais importantes.