Para que é indicado o ciprofibrato?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O ciprofibrato é indicado como adjunto à dieta e outros tratamentos não farmacológicos (por exemplo, exercício, redução de peso) nos seguintes casos: tratamento de hipertrigliceridemia severa isolada (elevação de gordura no sangue). hiperlipidemia mista (aumento de colesterol no sangue) quando a estatina ou outro ...

O ciprofibrato não deve ser utilizado nos seguintes casos:
Insuficiência hepática (do fígado) severa; Insuficiência renal (dos rins) severa; Gravidez e lactação; Associação com outros fibratos (por exemplo: clorfibrato, bezafibrato, genfibrozila e fenofibrato);

A principal causa para o aumento nas taxas de triglicerídeos é, sem dúvida, a má alimentação. Nesse sentido, o consumo de alimentos como açúcar, pães, massas e todos que contenham quantidades elevadas de carboidratos deve ser controlado.

Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo. É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem orientação médica, isso pode acarretar consequências graves e até mesmo irreversíveis.

Bruckert E. et al. também confirmou a eficácia do ciprofibrato na diminuição de triglicérides e colesterol sérico, sendo utilizado por 30 dias.

Deve ser administrado com líquido, por via oral. As medidas da dieta devem ser mantidas durante o tratamento. A dose recomendada de 1 comprimido ao dia não deve ser ultrapassada. Não há estudos dos efeitos de Ciprofibrato administrado por vias não recomendadas.

Esta substância age no organismo promovendo a diminuição dos níveis elevados das gorduras do sangue (colesterol, triglicerídeos). É um complemento eficaz da dieta no controle de concentrações elevadas do colesterol LDL e VLDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Ciprofibrato é cápaz de reduzir significativamente os níveis de triglicerídeos e fibrinogênios e maior elevação nos níveis de HDL quando comparado com a lovastatina. Cada dose contém 100mg de cetoconazol. Tomar 1 capsula ao dia, de preferência à noite, antes de dormir.

Quando o nível de triglicérides é muito elevado, corre-se o risco de desenvolver pancreatite aguda, um quadro que pode ser grave e até fatal. Dessa forma, o tratamento é recomendado de imediato.

8 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

  1. Suco de abacaxi e bagaço de laranja. ...
  2. Chá de cúrcuma. ...
  3. Água de aveia com canela. ...
  4. Suco de beterraba com maçã ...
  5. Água de alho. ...
  6. Vinagre de maçã ...
  7. Chá de endro. ...
  8. Água de berinjela.

As medidas para tratamento envolvem reeducação alimentar, atividade física e uso de medicação da classe dos fibratos. Essas medidas em geral reduzem o Triglicérides num período de 30 dias em 30-50%.

O ciprofibrato não deve ser utilizado nos seguintes casos: - insuficiência hepática (do fígado) severa; - insuficiência renal (dos rins) severa; - gravidez e lactação; - associação com outros fibratos (por exemplo: clorfibrato, bezafibrato, genfibrozila e fenofibrato); - alergia ao ciprofibrato ou a qualquer componente ...

Pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de sangue periodicamente, sendo esse o único jeito de saber o nível de triglicerídeos.

Consumir muitos alimentos ricos em açúcar e farinha branca é a principal causa de triglicerídeos elevados, sendo importante evitar o excesso de produtos como açúcar, farinha de trigo, salgados, pizza, macarrão branco, pão branco, bolos, biscoitos em geral, sobremesas, refrigerantes e sucos artificiais.

O triglicerídeos é considerado alto quando está acima de 200, o que pode resultar em doenças cardiovasculares preocupantes. Os fatores de risco que normalmente causam o triglicérides alto são o consumo excessivo de gordura, álcool e doces.

CHÁS PARA BAIXAR TRIGLICERÍDEOS

  • Chá preto.
  • Chá de sala.
  • Chá de canela.
  • Chá verde.
  • Chá de cúrcuma.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.