Para que é indicado o Cerumin?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

Cerumin serve para dor de ouvido? Assim como qualquer outro remédio, o Cerumin deve ser receitado pelo médico. Administrado em gotas, seu efeito faz amolecer a cera de ouvido, a fim de facilitar a eliminação e desobstruir o canal auditivo.

Medicamentos ceruminolíticos
São substâncias que podem ser pingadas nos ouvidos para amolecer o cerúmen, facilitando sua expulsão natural. Esses produtos podem ser encontrados nas farmácias sem receita médica, mas a consulta com um médico otorrino ou fonoaudiólogo é essencial para indicar o melhor meio de remoção.

Um pano úmido
Uma das maneiras mais corretas de limpar os ouvidos e passar neles um pano umedecido com água morna. A temperatura ajuda a cera de desgrudar da parede dos ouvidos e sair com mais facilidade. O ideal é usar o dedo mesmo para passar.

Pingue óleo de amêndoas
Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido. Isso ajuda a amolecer a cera e faz com que ela saia naturalmente do canal, sem que seja preciso introduzir nenhum objeto.

Cerumin deixa surdo? Por sua ação de amolecer a cera do ouvido e a mesma encostar no tímpano, é comum a sensação de surdez.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
O cerume pode ser removido de diversas formas e uma delas é através do amolecimento prévio à lavagem. Caso use a medicação e não vá em seguida fazer a remoção, apenas poderá ficar com os ouvidos bastante entupidos devido ao acúmulo de cerume amolecido!!

Pingar 5 gotas de CERUMIN Solução Otológica no ouvido 3 vezes por dia. A aplicação deve ser feita com o paciente deitado e com o ouvido afetado para cima. Esta posição deve ser mantida por 5 minutos para facilitar a penetração do medicamento.

Além do cotonete, outros instrumentos podem contribuir para aprofundar o cerúmen. Um deles é o fone de ouvido intra-auricular, cujo uso é cada vez mais disseminado. Complementando, tampões auditivos também atuam como causa. É preciso considerar ainda as doenças dermatológicas, como dermatite seborreica e psoríase.

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Embora seja um técnica simples, a lavagem não deve ser feita em casa, já que o ouvido tem mecanismos naturais de retirar a cera. Assim, esta técnica apenas deve ser usada quando é indicada pelo otorrinolaringologista.

Se no Hospital público houver serviço de otorrinolaringologia , certamente fará . Não é recomendado fazer em casa .

Aspiração: o médico insere parte de um bulbo no ouvido para remover os resíduos por meio de sucção; Lavagem: a lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.

Como retirar o excesso de cera do ouvido
O acúmulo de cera que causa obstrução com sintomas deve ser removido com um médico habilitado através de lavagem, curetagem ou aspiração. Não é aconselhado introduzir cotonete dentro do conduto auditivo, pois pode machucar o tímpano ou causar uma infecção.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.