Para que é indicado o Cerazette?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Cerazette 28 comprimidos (desogestrel) é um medicamento anticoncepcional indicado para lactantes e para mulheres que não podem ou não querem utilizar estrogênios. Seu efeito principal é inibir a ovulação. Use somente sob prescrição médica.

Ação esperada do medicamento
CERAZETTE é usado para evitar a gravidez. CERAZETTE contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo CERAZETTE é chamado de pílula de progestagênio, ou minipílula.

Cerazette é uma pílula de progestagênio isolado, que contém o progestagênio desogestrel. Como outras pílulas com progestagênio isolado, Cerazette é mais adequado para uso durante a amamentação e para mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios.

O problema mais grave causado pelo Cerazette é a ocorrência de câncer de mama. Quanto maior e mais frequente o uso da pílula, maiores as possíveis chances de desenvolvimento de nódulos cancerígenos nas mamas. Ainda que o câncer incitado por ele tenha menos chances de se espalhar, não deixa de ocasionar a doença.

Cerazette® contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, Cerazette® é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula. Diferentemente das pílulas combinadas, as minipílulas não contêm um hormônio estrogênio associado ao progestagênio.

Quanto à sua eficácia para prevenção de gestação, em nada muda se tomado de manhã ou à noite, desde que tomados preferencialmente sempre no mesmo horário!

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

Desogestrel União Química 0,075mg, caixa com 56 comprimidos revestidos.

Como CERAZETTE® funciona? CERAZETTE® contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, CERAZETTE® é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula.

Bloqueios com anticoncepcionais orais de progesterona ou combinados de estrogenios e progesterona, DIU de progesterona, implante de progesterona, injeção de progesterona de depósito, anel vaginal e adesivos contraceptivos podem ser utilizados para bloquear menstruações.

Tanto os anticoncepcionais orais como os injetáveis são composições de baixas doses de hormônios e não engordam", explica Moraes. Apesar do avanço nas formulações, de acordo com Hachul, os anticoncepcionais que mais retêm líquido são os injetáveis, sobretudo os trimestrais.

Desogestrel é diferente das outras minipílulas porque apresenta uma dose que, na maioria dos casos, é alta o suficiente para impedir a maturação dos óvulos. Consequentemente, desogestrel proporciona eficácia contraceptiva elevada.

Você pode parar de tomar Cerazette® a qualquer momento. A partir do dia em que parar de tomar os comprimidos, você não mais estará protegida contra a gravidez. Se tiver qualquer outra dúvida sobre o uso desse produto, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

Afinal, qual anticoncepcional tomar depois dos 40 anos? Os métodos contraceptivos de longa duração, que são o inplanon, o DIU hormonal e o DIU não hormonal, são os mais indicados. A mulher deve participar ativamente da escolha do seu método contraceptivo, mas sempre junto com o seu ginecologista.

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

A mulher deve iniciar CERAZETTE®, preferencialmente, no dia seguinte da tomada do último comprimido ativo (último comprimido com a substância ativa), ou no dia de retirada do anel ou do adesivo. Nesses casos, não é necessária a utilização de um anticoncepcional adicional.

Por esse motivo, a orientação médica predominante costuma ser de a menina está protegida pelo menos uma semana após o início da cartela, caso tenha começado a pílula após a menstruação.

Após o parto ou pós-aborto no segundo trimestre de gestação: Iniciar Cerazette entre os dias 21 e 28 após o parto ou aborto. Quando iniciar mais tarde, recomenda-se utilizar também um método de barreira para evitar a gravidez 4 durante os primeiros 7 dias de tratamento.

A utilização a longo prazo da pílula anticoncepcional pode favorecer o desenvolvimento de algumas doenças, especialmente se a paciente for fumante, hipertensa, diabética ou obesa.