Para que é indicado Foldan?

Perguntado por: nfarias8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Indicação. Foldan é destinado ao tratamento de infecção na pele causada pela Larva migrans (comumente conhecida como “bicho geográfico” ou dermatite serpiginosa). Também tem demonstrado eficácia no tratamento de micoses superficiais produzidas por dermatófitos comuns.

O tiabendazol é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, atingindo concentração sérica máxima em 1 a 2 horas, sendo praticamente não absorvido pela aplicação tópica. A meia-vida do tiabendazol é de aproximadamente 70 minutos.

Quais são os sintomas do Bicho Geográfico?

  • Coceira, que piora durante a noite;
  • Linhas vermelhas;
  • Inchaço;
  • Sensação de movimento debaixo da pele.

Quem mora no litoral ou costuma viajar para praias, já deve ter ouvido falar do bicho geográfico. Também chamado de larva migrans cutânea, é uma infecção causada pelo solo contaminado das fezes de cães e gatos infectados pelo parasita. Desenvolvem-se em forma de larvas em locais quentes e úmidos, como a areia.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Foldan? Reação mais comum: irritação, ardor, maceração e descamação da pele.

Bicho-geográfico ou larva migrans é uma doença causada por nematódeos que se caracteriza pela formação de lesões tortuosas que provocam grande coceira. Bicho-geográfico é uma doença causada por nematódeos que apresenta como sintomas o surgimento de lesões e coceira no local.

Foldan (tiabendazol) é um agente anti-helmíntico, derivado benzimidazólico, com atividade contra nematoides, larvais e ovos.

O produto não deve ser aplicado nos olhos e mucosas.

O tratamento de escolha é feito com ivermectina oral para adultos e crianças com mais de 15 kg. A dose única de 200 mcg/kg é bastante efetiva, com taxas de cura de 77 a 100%, e melhora completa dos sinais e sintomas dentro de 7 dias. Em caso de falha terapêutica após 10 dias, deve ser realizada uma segunda dose.

Foldan 50mg/mL, caixa com 1 frasco com 50mL de loção de uso dermatológico.

Os principais sintomas como comichões, lesões na pele e vermelhidão, causam incômodo pela irritação intensa, principalmente no período noturno. Ao se coçar, pessoa pode transportar as larvas para outras localidades do corpo, causando detrimentos secundários.

O tratamento mais indicado é o uso de pomadas antiparasitárias e a agulha ou pinça esterilizada para fazer a retirada. Para o bicho geográfico, os especialistas recomendam o uso de pomada para alívio dos sintomas e a crioterapia – aplicação de gelo no local que causa a morte da larva.

Tratamento. O tratamento da larva migrans é feito com drogas antiparasitárias que tenham ação contra helmintos, como Tiabendazol, Albendazol ou Ivermectina. A Ivermectina é usada na dose de 200 mcg/kg por dia, por um ou dois dias. Já o Albendazol é habitualmente prescrito na dose de 400 mg por dia por três dias.

Se não tratado, pode causar complicações? Pode causar complicações nos pés, na pele, começar a ter infecções, começar a penetrar mais profundamente nos vasos linfáticos, pode espalhar para outros lugares do corpo, pode acometer vísceras como estômago, fígado, olhos e pulmão.

Tratamento. O bicho geográfico é uma parasita autolimitado. As larvas sob a pele geralmente morrem após 5 a 6 semanas sem tratamento.

Ao movimentar-se, a larva produz um padrão cheio de curvas, o que lembra um mapa, por isso o nome bicho-geográfico. Antes desse padrão surgir, no entanto, observa-se uma pequena lesão que se assemelha a uma picada de inseto, é vermelha e manifesta coceira.