Para que é indicado a risperidona?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Indicação. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Risperidona é um medicamento usado para tratar as assim chamadas psicoses (por exemplo, esquizofrenia).

Esse medicamento é muito utilizado no controle de sintomas da esquizofrenia, do transtorno bipolar e em condições que possam gerar agressividade, como as demências e o autismo. Inicialmente era prescrita para adultos, porém hoje também é bastante utilizada em crianças a partir de 5 anos.

A risperidona é um remédio chamado de antipsicótico atípico, um tipo de remédio que age nos sintomas positivos e negativos da esquizofrenia. Isso é um grande avanço, pois trata todos os sintomas dessa doença.

Em raros casos: sonolência, cansaço, dificuldade de concentração, visão borrada, tontura, indigestão, náusea, vômito, dor abdominal, prisão de ventre, distúrbios da potência sexual, obstrução nasal e perda de urina (incontinência urinária).

Para risperidona: tome o comprimido com um copo de água, antes, durante ou após as refeições.

A risperidona é um medicamento de tarja vermelha com receita em duas vias, do tipo C1 branca (Venda Sob Prescrição Médica – Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica).

Pode dar tontura sim no inicio do tratamento, mas costuma melhorar com a continuidade do uso. Caso nao passar esse efeito, consulte seu psiquiatra.

Todo médico sabe que remédios como a Risperidona só podem ser tomados por um período de tempo. É essencial mudá-los de tempos em tempos por causa dos efeitos colaterais. A criança então, toma Risperidona por 1, 2 ou 3 anos.

Risperidona também pode causar o que é chamado de “anormalidades metabólicas”, incluindo um aumento do açúcar no sangue, lipídios e triglicérides que aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas na vida adulta. Estes são mais comuns em crianças com sobrepeso ou obesas.

O antipsicótico mais usado para as crianças com transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade foi a risperidona (Risperdal, Janssen).

Quetiapina foi a com menor relação de causa de prolongamento do intervalo QTc, seguida de olanzapina e risperidona; Todos os antipsicóticos avaliados foram relacionados a algum grau de sedação; Risperidona e haloperidol foram os mais relacionados a efeitos anticolinérgicos.

Clozapina é a melhor droga antipsicótica para o tratamento da esquizofrenia. Pesquisadores realizaram uma pesquisa para avaliar como a clozapina se compara a outros antipsicóticos de segunda geração (ASGs).

Com nome comercial de Risperdal®, este medicamento é um antipsicótico atípico, que age no cérebro bloqueando os receptores da dopamina e serotonina. Os antipsicóticos atípicos ou de segunda geração apresentam menor risco provocar efeitos colaterais, como movimentos musculares involuntários e agitação.

Para a farmácia iniciar o fornecimento da risperidona ao paciente será necessário que o médico preencha a JUSTIFICATIVA DE USO DA RISPERIDONA + a receita. Esta Justificativa só será necessária para o início do fornecimento; após, o medicamento será dispensado mediante apresentação da receita.

Entre os psicofármacos mais utilizados estão a risperidona (um antipsicótico atípico, bloqueador serotonérgico e dopaminérgico), a olanzapina, a quetiapina, a ziprasidona, a clozapina e o aripiprazol.

A risperidona pode ser administrada uma vez ao dia ou duas vezes ao dia. Os pacientes que apresentarem sonolência podem se beneficiar de uma mudança na administração de uma vez ao dia para duas vezes ao dia ou uma vez ao dia ao deitar-se.

A risperidona pode intensificar o efeito do álcool e de medicamentos que reduzem a capacidade para reagir ("tranquilizantes", analgésicos narcóticos, certos anti-histamínicos, certos antidepressivos). Assim, não ingira bebidas alcóolicas e tome estes medicamentos apenas se seu médico prescrevê-los.