Para que é bom geleia de mocotó?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Sabia que a geléia de mocotó é rica em vitaminas antioxidantes? Pois é! Então, além de dar uma forcinha pra quem quer deixar a pele linda, mantém o corpo jovem. Além disso, vem com bastante minerais, como o zinco.

A geléia de mocotó é rica em colágeno, uma proteína com importantes funções no corpo humano e sua ausência pode acarretar em problemas na formação óssea, muscular, inflamações nas articulações, doenças de pele e problemas com o crescimento.

A especialista alerta, no entanto, que, apesar de todos os seus benefícios, a geleia deve ser consumida moderadamente. - Para praticantes de exercícios físicos, elas são excelentes, pois são facilmente assimilados e absorvidos pelo organismo, fornecendo a energia necessária.

A geléia de mocotó é fonte energia além de ser fonte de vitaminas antioxidantes que previnem o envelhecimento e doenças como câncer, sendo elas a vitamina A, D, E e K. O mocotó ainda apresenta em sua constituição o zinco, mineral que apresenta ação no desenvolvimento e melhoramento do sistema nervoso central.

“A geleia de mocotó industrializada vendida em mercados e empórios é feita a partir de ossos, peles e tendões de bois e porcos que são triturados e tratados com produtos químicos. Essa mistura é fervida para liberar o colágeno, para dar origem à gelatina.

Segundo a nutricionista Sheila Basso, as geleias são saudáveis e boas alternativas, porém, é importante estar atento ao consumo: "Geleia de frutas tem um bom teor de antioxidantes, como polifenois, antocianinas e carotenoides, porém a adição de açúcar faz com que o seu consumo não deva ser exagerado.

Com isso, para quem deseja emagrecer ou pelo menos não quer engordar, o ideal é comer o caldo de mocotó com moderação, tomando cuidado para não exagerar nas porções, pois em excesso, assim como qualquer alimento, o caldo de mocotó engorda.

Ao aportar em solo brasileiro junto com navios da esquadra de Pero Vaz de Magalhães em 13 de abril de 1597, a geléia é assimilada pela culinária indígena -que passa a utilizar o mocotó da Capivara de Cara Roxa (Rochildes capivarium) ao invés do bovino.

Vem conhecer melhor esse doce que é uma delícia! Gente, a geleia de mocotó é um tipo de doce ótimo pra café da manhã e sobremesa, viu? E o bom é que, como é cheinha de vitaminas, te ajuda até a ficar com a pele mais bonita!

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

A cartilagem do osso do frango tem cerca de 90% de proteínas, das quais 35% são colágeno. Pé de galinha: assim como o mocotó do boi, os pés de galinha concentram uma boa quantidade de colágeno, podendo ser usado em sopas.

A Geleia de Morango com Cranberry 100% Fruta Homemade foi eleita a primeira colocada por ser menos calórica e apresentar menor quantidade de carboidratos entre as três. Em seguida, ficou a Geleia de Morango 100% Fruta Queensberry Wellness.

Poucos alimentos combinam tanto com um café da manhã, lanche da tarde ou no final da noite, como as geleias.

Por isso, as geleias de frutas se tornam boas aliadas, já que são ricas em substâncias como a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, agentes antioxidantes, responsáveis por prevenirem o envelhecimento precoce das células e diminuir os riscos das doenças cardiovasculares.

“O prato deve ser consumido com parcimônia por pessoas que têm taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos e por quem tem excesso de peso. O mocotó tem grande quantidade de gordura”, explica.

Portanto, para soltar o intestino também inclua no seu cardápio alimentos laxativos como verduras cruas (vegetais folhosos) mamão, laranja e ameixa e açucarados, por exemplo, goiabada, marmelada e geleia de mocotó.

Entre 8 e 9 meses
Detalhe: comece a entregar-lhe a colher de plástico. Segundo a nutricionista, a geléia de mocotó, tão indicada por nossas avós, não vem sendo utilizada pelo fato de conter conservantes e corantes. - É preferível o uso de doces em compotas caseiras, como a de maçã ou de banana.

O que não comer!
Para evitar essas doenças é importante retirar da alimentação bebidas alcoólicas, líquidos durante as refeições, feijoada, frituras, estrogonofe, massas com molhos cremosos ou queijos amarelos, mocotó e achocolatados.