Para que e bom a espinheira-santa?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Devido a sua leve ação anti-inflamatória, quando existem lesões causadas na mucosa, a Espinheira-Santa também ajuda a acelerar o processo de cicatrização.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Evitar o uso em mulheres em tratamento de infertilidade ou com dificuldade de levar a gravidez até o fim (FAD. B), assim como, em pacientes com câncer estrógeno-dependente. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

A Espinheira Santa é reconhecida por diminuir a secreção de ácido clorídrico pelas células do estômago, tratando e atenuando a gastrite.

Quando tomar Espinheira Santa? Se você tem dúvidas se é melhor usar a Espinheira Santa antes ou depois das refeições, não se preocupe! É bem simples consumir esta planta, independente da forma que você comprá-la. Sua ação é rápida e ela pode ser consumida por volta de 15 a 30 minutos antes das refeições.

Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias. Apresentação: embalagem contendo 22,5g de folhas secas rasuradas de Maytenus ilicifolila, fracionadas em doses unitárias de 1,5g.

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.

Existem plantas medicinais e produtos naturais que trazem bons resultados no tratamento da gastrite e da infecção por H. pylori. Conheça algumas delas abaixo: Espinheira santa: possui ação antiulcerogênica, diminui a acidez estomacal e alivia as dores estomacais. Própolis: ação antibiótica.

Espinheira Santa tem efeito comprovado na cura da gastrite.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

A planta com propriedades digestiva e antiácida não é recomendada a pacientes em uso de anti-hipertensivos (medicação para Hipertensão arterial sistêmica), sob risco de elevação do efeito do fármaco, necessitando de reajuste na dose.

Assim que isso ocorrer, é necessário desligar o fogo, adicionar uma colher de sobremesa das folhas e abafar por 10 minutos. Passado esse período, basta coar e beber. O chá de espinheira santa pode ser consumido pela manhã, em lanches intermediários ou na ceia, antes de dormir.

Composição do Espinheira Santa Herbarium
Plantas ricas em taninos, como a Maytenus ilicifolia, em doses excessivas, podem causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.

Ressalta-se a necessidade do aprofundamento das pesquisas clínicas em um maior número de pacientes que deverá ser observado por um período de 4 a 6 meses para que se possa ter uma resposta conclusiva sobre o efeito cicatrizante da espinheira-santa, já que os estudos de farmacologia pré-clínica são positivos2.

O chá das folhas de espinheira-santa também é conhecido por ser antiácido, podendo neutralizar a acidez do estômago e reduzir a sensação de azia e indigestão, além de aliviar as dores na região. Vale ressaltar, porém, que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde.

Os mais indicados são os chás de camomila, maracujá, hortelã e espinheira santa.