Para que doença serve o suco do jenipapo?

Perguntado por: ialencastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Através do seu suco, é possível tratar anemias e prevenir vômitos e enjoos muito comuns durante a gestação, já que as propriedades do fruto atuam diretamente no estômago. Ele também é rico em fibras e substâncias diuréticas, sendo ideal para tratar doenças intestinais como a prisão de ventre.

Ajuda a combater problemas relacionados à anemia, por ser uma ótima fonte de ferro, icterícia e doenças do baço e do fígado. Além disso, é ótimo para amigdalite, diarreia, doenças venéreas, sífilis, úlcera e vômitos, além de ser muito indicado para melhorar a circulação sanguínea e problemas dos rins.

É possível usar a raiz, por exemplo, para preparar um chá que funciona como laxante. Já a casca, além de ser diurética, pode ser usada para combater úlceras. Já as sementes também podem ser usadas no preparo do suco, que por sua vez também combate problemas no estômago.

O suco do jenipapo ainda é considerado um excelente componente diurético e bastante recomendado no combate a transtornos no estômago.

Como fazer suco jenipapo
Descasque as frutas, retire as sementes. Bata levemente no liquidificador com água e coe retirando o grosso. Torne a bater no liquidificador acrescentando os demais ingredientes.

O jenipapo é rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C.

É comum nos acostumarmos a comer a polpa das frutas e jogarmos todo o resto fora, Contudo, no caso do jenipapo, é possível usar a raiz, por exemplo, para preparar um chá que funciona como laxante. Já a casca, além de ser diurética, pode ser usada para combater úlceras.

Benefícios do jenipapo: poder antioxidante
Como os antioxidantes combatem o excesso de radicais livres, eles também auxiliam na prevenção de doenças do coração e diabetes.

Desde que não ocorra o consumo exagerado do jenipapo, não há registros de contraindicações ou efeitos colaterais.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.

Na geladeira, até um ano resiste sem perder a dignidade.

na hora de bater no liquidificador né. Eu sempre faço assim E aí é opcional você faz com leite ou sem leite.

Pode-se congelar. Os frutos são coletados semi-maduros ou maduros, de setembro a dezembro. Possuem coloração marrom e quando maduros a pele fina torna-se enrugada.

A casca do jenipapeiro é útil no tratamento contra diarreia e úlceras. A família da dona Raimundinha sempre usou jenipapo, inclusive para licor. "Ele é muito suave e muito gostoso", disse.

Ajuda no controle das plaquetas sanguíneas para pacientes que fazem tratamento quimioterápico. Na medicina popular, ele é usado para controle das verminoses e auxilia na melhora de bronquites e dos sintomas da asma.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:

  • Carnes vermelhas. ...
  • Vegetais escuros. ...
  • Beterraba. ...
  • Feijão preto. ...
  • Frutas ricas em vitamina C. ...
  • Rins, fígado ou coração de galinha. ...
  • Pão de cevada e pão integral.

"Jenipapo significa na língua tupi guarani 'fruta que dá tinta', pois é dessas frutas verdes que os índios extraem um tinta preta, que serve para a pintura corporal e de utensílios", explica.