Para que doença serve o maxixe?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Controle da glicemia, do colesterol, da pressão arterial, do apetite, fortalecimento da imunidade e prevenção da anemia ferropriva são apenas alguns dos benefícios do maxixe para a saúde, os quais abordaremos com mais detalhes abaixo.

Auxilia o sistema imunológico; Elimina as manchas brancas das unhas; Diminui o enjoo e o mal-estar. Desta forma, podemos perceber que o maxixe traz diversos benefícios para todo o corpo.

Rico em vitamina K, fibras, vitamina B1, carotenoides, potássio e flavonoides, ele combateria de prisão de ventre a inflamações pelo corpo. Por isso, é bacana revezá-los. Embora a tendência seja preparar o maxixe refogado, ele pode ser consumido cru, na salada.

O maxixe não é indicado para bebês com menos de seis meses e para as pessoas diagnosticadas com doenças intestinais como a diverticulite. Na versão crua, o alimento requer cuidado por parte das pessoas que sofrem com problemas para mastigar ou deglutir (engolir) porque o vegetal possui uma consistência dura.

O ideal é comer maxixe cru, incluindo a hortaliça nas refeições sem nenhum cozimento. Você pode cortar em rodelas como um pepino para botar em um vinagrete ou uma salada de maxixe. Ou então tirar a casca e bater o fruto no liquidificador para fazer um suco saudável.

Isso significa que evita a oxidação celular ao combater os radicais livres, impedindo não apenas o envelhecimento precoce como também fortalecendo o sistema imunológico. Com isso, reduz bastante as chances de o corpo sofrer com os mais diversos tipos de doenças, o que inclui até o câncer.

Qual o poder nutricional do maxixe e pepino? São vários os médicos e profissionais da alimentação que se importam com o papel fundamental do pepino e do maxixe no fortalecimento do sistema imunológico, na boa cicatrização de feridas e também no controle do colesterol.

Propriedades nutricionais do maxixe
É fruta emoliente, catártica, hidragoga, anti-helmíntica, antiemética e anti-hemorroidal, considerada útil nos casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômito.

Os pacientes diabéticos podem consumir sucos de frutas dentro de uma alimentação orientada. Prefira frutas com baixo índice glicêmico como morango, kiwi, maça, pera, e não acrescentar açúcar. A composição total dieta, incluindo fibras, reduz o indice glicêmico do suco de fruta.

Segundo aquele estudo, o pepino pode ajudar na manutenção da saúde dos diabéticos, já que é um alimento que contém um alto teor de fibra, e que desacelera a digestão de hidratos de carbono e de açúcar, o que por sua vez diminui os níveis de açúcar no sangue.

O maxixe pode ajudar a regular a pressão arterial devido à presença de potássio. O potássio é um mineral importante para o controle da pressão arterial, pois ajuda a diminuir os efeitos do sódio no organismo, o que pode aumentar a pressão arterial.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Além disso, esta hortaliça também pode ser útil no tratamento de casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômitos. Devido à grande concentração de sais minerais e vitaminas, o maxixe também pode ajudar no funcionamento do metabolismo das proteínas e no fortalecimento do sistema imunológico.

Frutas como Laraja, limão, tangerina têm altas taxas de Vitamina C. A vitamina C pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico. Além disso, previnem pedras nos rins por causa do citrato.

Para consumo cozido ou cru, o maxixe deve ser previamente descascado, raspando o fruto com uma faca ou retirando uma casca bem fina, para evitar desperdícios.

Não é preciso tirar a casca toda, mas deixar essa área saliente bem baixinha é o ideal. Em seguida, corte em pequenos pedaços (a quantidade fica a seu critério) e reserve.

Coloque 200 ml de água. Leve tudo isso para o fogo alto. Coloque a colher de sal e deixe cozinhar por 8 a 10 minutos.

Benefícios do quiabo
A combinação de baixas calorias com muitas fibras aumenta a sensação de saciedade, sendo um ótimo aliado na perda de peso. Ele também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue e melhora o trânsito intestinal, regulando o nível de colesterol.

Ele pode ser servido cozido, no que se chama de maxixada, acompanhado por quiabo e outras verduras. Pode vir como acompanhamento de um vinagrete tradicional, com cebolas e tomates. A recomendação de especialistas, no entanto, é ingeri-lo cru, numa espécie de salada.