Para que dê ou de?

Perguntado por: rjordao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

"DE" sem acento é uma preposição. Exemplo: É uma questão fácil de resolver. "DÊ" com acento é uma forma do imperativo do verbo dar. Exemplo: Dê o melhor de si.

Significado de Dê
substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de. Etimologia (origem da palavra dê).

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu.

Indicativo

  1. Presente. eudou-me. tudás-te. eledá-se. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudava-me. tudavas-te. eledava-se. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudei-me. tudeste-te. eledeu-se. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudera-me. tuderas-te. eledera-se. ...
  5. Futuro do Presente. eudar-me-ei. tudar-te-ás. eledar-se-á ...
  6. Futuro do Pretérito. eudar-me-ia. tudar-te-ias. eledar-se-ia.

Significado de De. preposição Preposição que estabelece uma relação de subordinação, de dependência, entre palavras com as quais se relaciona: programa de brasileiros; universidade de médicos; dormiu de cansaço.

Conjuntivo

  1. Presente. que eu. dê dês. dê dêmos. deis. dêem.
  2. Pretérito Imperfeito. que eu. desse. desses. desse. déssemos. désseis. dessem.
  3. Futuro. se eu. der. deres. der. dermos. derdes. derem.

Elas são: pôr (verbo) e por (preposição) dá (verbo dar) e da (preposição) pôde (verbo no passado) e pode (verbo no presente)

São acentuados os monossílabos tônicos com as mesmas terminações das oxítonas. Exemplos do Acordo: dê, dês, lê, lês, já, é, és, só(s), pôs. Outros exemplos: chá, dás, dó, fé, mês, crê, crês, pôs (do verbo pôr), nó, nós, pá, pó, três, vê, vós.

De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). Da é a contração da preposição de com o artigo definido a (de + a = da).

"DE" sem acento é uma preposição. Exemplo: É uma questão fácil de resolver. "DÊ" com acento é uma forma do imperativo do verbo dar. Exemplo: Dê o melhor de si.

A preposição “para” é a forma padrão, mas outra forma é utilizada na linguagem coloquial: “pra”. Além disso, há a locução prepositiva “para com”, usada em certos contextos.

A forma correta de escrita da palavra é deem, sem acento circunflexo. A palavra dêem, com acento circunflexo, está errada, porque deixou de ser acentuada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.

Por causa de é a forma correcta, sinónima de porque (por causa de estar = por estar = porque estava).

“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.

A pergunta aparece no final do texto porque não é necessário ter uma resposta. É uma pergunta retórica, aquela que não precisa de resposta porque o leitor já sabe qual é.

Continuar lendo