Para que controlar o estoque?

Perguntado por: omartins7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

A função do controle de estoque é potencializar a visão estratégica do gestor. Com um entendimento aprofundado do seu estoque, é possível entender melhor seu nível de demandas, possibilitando um planejamento de produção mais eficiente, reduzindo custos desnecessários e aumentando a margem de lucro.

5 vantagens da gestão de estoque para o seu negócio

  1. Melhora nos processos. Em primeiro lugar, os processos ficam organizados, já que serão padrões, centralizados e de simples acesso para os colaboradores. ...
  2. Auxílio no planejamento financeiro. ...
  3. Redução dos erros. ...
  4. Garantia da entrega na data marcada. ...
  5. Prevenção contra prejuízos.

Evite ter produtos parados. Um produto parado pode significar algo muito errado em seu gerenciamento de estoque. Um mau planejamento, fluxo mal feito ou uma compra errônea. De qualquer forma, você deve incentivar que cada material tenha circulação e um tempo médio de permanência em seu estoque.

Controle de estoque consiste em realizar a gestão de itens, ou seja, registrar o fluxo de mercadorias, tanto as que entram como as que saem. Afinal, é no estoque onde ficam os artigos que serão posteriormente vendidos, se forem fabricados pela própria empresa, ou revendidos.

Princípios da gestão de estoque
São eles: previsão da demanda; monitoramento do sistema e qualidade.

Por menor que seja sua empresa, acompanhar o estoque manualmente pode gerar erros e, consequentemente, custos desnecessários. Além disso, as tarefas levarão muito mais tempo e ocuparão grande parte da disponibilidade da sua equipe.

O estoque tem papel importante para o sucesso de um negócio, e é essencial o seu monitoramento constante para minimizar perdas e melhorar resultados. Em uma empresa, a gestão de estoque é fundamental para saber o quanto produzir das mercadorias que serão comercializadas, por exemplo.

O estoque precisa estar no limite do equilíbrio. Numa farmácia de manipula- ção, por exemplo, se a matéria-prima para a formação do estoque for adquirida em grande quantidade, resul- tará em capital parado. Se em pequena quantidade, a farmácia pode ser apanhada de surpresa pela falta do produto.

Cada setor que precise de algum produto faz a requisição de mercadoria, na qual deve constar a assinatura do requisitante ou da chefia

  • Ficha de prateleira. ...
  • Ficha de estoque. ...
  • Requisição de mercadoria. ...
  • Identificação de mercadoria. ...
  • Inventário periódico.

Os 4 pilares do Controle de Estoque eficaz

  1. A quantidade certa. Estocar a quantidade certa de mercadoria é muito importante. ...
  2. O preço certo. Obviamente, você sempre quer comprar mercadorias ao preço mais baixo possível, mas isso nem sempre é o melhor a ser feito para seu controle de estoque. ...
  3. No tempo certo.

Quais os 4 pilares do bom controle de estoque?

  • manter o estoque sempre organizado;
  • manter o inventário sempre atualizado;
  • determinar estoque mínimo e máximo;
  • delegar responsabilidades.

Para saber qual é o volume médio de estoque, basta somar o número de produtos do estoque inicial com o número do estoque final e dividir por 2. Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.

Resposta: controle de estoque é a ação de acompanhar a quantidade de mercadoria que a empresa tem. Além disso, verifica quais produtos estão disponíveis para venda ou para serem utilizados internamente (podem ser desde ferramentas ou acessórios utilizados na manutenção até insumos para fabricação).

Os 4 principais tipos de estoque são: 1) Estoque de ciclo; 2) Estoque de segurança; 3) Estoque de trânsito; 4) Estoque sazonal.

O controle de estoque consiste em manter um registro dos produtos que entram e saem do armazém, incluindo a contagem dos estoques para saber a quantidade exata de produtos disponíveis em um momento específico. Isso pode ser feito de forma manual, com lápis e papel.

Ainda de acordo com Caxito (2011), o principal desafio da gestão adequada de estoques está na identificação de seus benefícios e na verificação e gerenciamento de seus níveis, de forma a adequá-los à sua real necessidade.

Os estoques são demasiadamente importantes para o bom andamento de uma empresa, afinal de contas ele possibilita que a empresa atenda seus clientes com mais agilidade e profissionalismo.

A avaliação de estoque é um conceito na área de logística que engloba uma série de ações que visam atribuir o valor mais correto ao estoque de uma empresa. A regulamentação exige que seja utilizado como referência o menor valor entre o valor de mercado e o valor de custo .

O ideal é que o giro de estoque esteja sempre acima de 1. Isso porque, números abaixo de 1 indicam que há produtos que não foram renovados no período analisado.