Para que as pessoas se reúnem em uma comunidade religiosa?

Perguntado por: lmoura9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.

Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.

Franciscanos, jesuítas, beneditinos, carmelitas… As ordens e congregações religiosas católicas imprimem há séculos a sua marca na história da humanidade.

Com a fé católica, nosso povo herdou a capacidade de respeitar o diferente. Vemos a capacidade de nosso povo de se relacionar com pessoas de outras crenças, embora esse respeito possa levar, por vezes, a um sincretismo que é negativo para os dois lados. 2ª – As obras assistenciais e educacionais.

Quando vivemos juntos nos tornamos próximos uns dos outros e, assim, compartilhamos a felicidade e a dor uns dos outros. Os laços que podem ser encontrados em uma comunidade são de profunda amizade e família, e o cultivo dessas conexões é benéfico tanto para o nosso bem-estar físico quanto para o fisiológico.

Resposta: A comunidade é também um ponto de confiança. As pessoas reconhecem a autoridade no assunto de quem está ali dentro. Por isso, quem está no mercado sempre busca dentro do grupo pessoas que possam participar de algum projeto, desenvolver uma parceria, ou indicar alguém.

As relações podem ser estabelecidas também pelo modo de vida já que as pessoas que fazem parte da comunidade valorizam as tradições do seu povo, a cultura, a religião, é mais levado para o lado pessoal à proximidade, são pessoas que tem algo em comum.

As práticas religiosas podem ajudar a manter a saúde mental e prevenir doenças mentais, porque elas influenciam psicodinamicamente, auxiliando o indivíduo a lidar com a ansiedade, medos, frustrações, raiva, sentimentos de inferioridade, desânimo e isolamento(18,23).

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

A Igreja é uma comunidade onde podemos nos socializar e apoiar uns aos outros. Você pode fazer amigos, sentir-se parte do grupo e criar uma rede de apoio em que possa confiar. A comunidade da Igreja nos ajuda a “chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo” (Mosias 18:9).

Normalmente o objetivo de uma comunidade é uma necessidade em comum entre seus primeiros membros – desde os primórdios, a necessidade por distribuição de recursos como comida e abrigo a, nos dias de hoje, a necessidade de distribuição de renda… que representa comida e abrigo para muitos.

O objetivo principal de uma organização religiosa é preservar as orientações contidas nos textos sagrados, as quais devem guiar o bem viver de seus seguidores.

Os membros de uma comunidade podem viver o carisma oferecendo sua vida para dedicar-se inteiramente à missão, que é o caso da comunidade de vida, ou realizar sua missão em sua vida em família, profissional e estudantil, como comunidade de aliança.

Portanto, para se caracterizar como Organização Religiosa, a entidade poderá ser uma Igreja, um Instituto Religioso, um Instituto de Vida Consagrada e outros tipos, cujos fundamentos e diretrizes sejam decorrentes de uma religião, crença, espiritualidade, carisma, enfim de uma prática vivencial religiosa ou face à ...

Prática religiosa

  • Benzedura.
  • Devoção.
  • Ex-voto.
  • Messianismo.
  • Milenarismo.