Para que aconteça a resposta imune adquirida humoral primeiramente deve acontecer a escolha?

Perguntado por: sramires5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para que a resposta imune humoral ocorra, é preciso que ocorra a fase de reconhecimento e apresentação do antígeno, e a partir desse reconhecimentos os linfócitos, principalmente os linfócitos B irão produzir anticorpos.

Quando a resposta imune for do tipo humoral ou celular esta se desenvolve em tres etapas sucessivas:

  • (a) Fase de reconhecimento ou indução: ...
  • (b) Fase de proliferação clonal: ...
  • (c) Fase efetora:

Isso porque a imunidade celular se associa aos linfócitos T, células de defesa que atuam contra infecções virais e células cancerígenas. Enquanto isso, a imunidade humoral participa de anticorpos, proteínas responsáveis por ''alertar'' o organismo da existência de agentes invasores.

Fase de proliferação clonal. Olá! A alternativa D) é a correta. Os linfócitos são células de defesa do sistema imune, essas só são ativadas como última barreira de defesa, quando o agente antígeno ultrapassa as barreiras físicas e inespecíficas do corpo.

Os linfócitos B participam da resposta imune humoral, produzindo moléculas de anticorpos também chamados de imunoglobulinas.

A função dos anticorpos é identificar e neutralizar os antígenos, que são substâncias ou microrganismos estranhos o corpo humano. Cerca de 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, cuja produção é desencadeada em resposta às partículas estranhas que, de alguma maneira, invadem o organismo.

A imunidade humoral é o braço do sistema imunológico que protege os fluidos extracelulares linfáticos (linfa), interstício e sistema circulatório (plasma) da contaminação microbiana mediada por moléculas solúveis. As células B desempenham um papel importante, produzindo anticorpos ou imunoglobulinas.

A imunidade adaptativa, principalmente mediante os anticorpos, desempenha importante papel na defesa contra as bactérias extracelulares. Os anticorpos podem exercer suas ações de três maneiras: 1) opsonização, 2) ativando o sistema complemento, 3) promovendo a neutralização de bactérias ou de seus produtos.

Resposta imunológica primária: Primeiramente, quando as células B se deparam com um antígeno, o antígeno adere ao receptor, estimulando as células B. Algumas células B se transformam em células de memória, lembrando aquele antígeno específico, e outras se transformam em plasmócitos.

Os principais componentes da resposta humoral são os anticorpos ou imunoglobulinas, os quais são produzidos pelos linfócitos B, que se diferenciam em plasmócitos para cumprir tal função. Os anticorpos podem ser encontrados na circulação (imunidade humoral sistêmica) ou em mucosas (imunidade humoral local).

Alternativa “d ”.
A imunidade humoral é uma das subdivisões da imunidade adquirida e caracteriza-se pela ação dos anticorpos, glicoproteínas produzidas pelos plasmócitos, que se originam a partir dos linfócitos B.

Classificações da Imunidade Adquirida

  • 3.1. Passiva.
  • 3.2. Ativa.
  • 3.3. Humoral.
  • 3.4. Celular.

A maioria das células dendríticas tem origem mielóide, entre- tanto, algumas destas células têm progenitores linfóides. A resposta imunológica, que se dá principalmente em órgãos linfóides periféricos, pode ser classificada em primária e secundária, ativa e passiva, inata e adaptativa, humoral e celular (Figura 1.9).

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos. Se mesmo assim o patógeno entra no organismo ele se depara com a segunda linha de defesa, a biológica.

O sistema imune é responsável por proteger o organismo contra qualquer tipo de infecção. Dessa forma, quando um microrganismo invade o organismo, o sistema imunológico é capaz de identificar esse patógeno e ativar mecanismos de defesa com o objetivo de combater a infecção.

A fase efetora da imunidade humoral é desencadeada pelo reco- nhecimento do antígeno por anticorpos secretados; portanto, a imunidade humoral neutraliza e elimina micro-organismos extracelulares e toxinas que são acessíveis aos anticorpos, mas não é eficaz contra os micro-organismos dentro das células.

(linfócitos T) são glóbulos brancos que estão envolvidos na imunidade adquirida. Existem três tipos: helper, killer (citotóxicas) e regulatórias.