Para que a lentilha é boa?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.

Alimentação Saudável
Embora o feijão seja um alimento menos calórico, a lentilha apresenta mais nutrientes, o que no final das contas pode ser uma ótima forma de compensação. Entender as características de cada um dos alimentos pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saborosas e variadas.

Na verdade, a lentilha não engorda, mas precisa ser consumida com moderação. Uma boa medida são três colheres de sopa de lentilhas por dia. Para evitar que elas causem gases intestinais, a dica é deixá-las de molho antes do cozimento e utilizar uma nova água no momento em que forem para a panela.

Não deixe as lentilhas de molho
O processo de limpeza dos grãos é importante, mas não é preciso deixá-los de molho assim como o feijão. Se a lentilha ficar de molho antes de seu cozimento, o grão ficará muito mole e pode até desmanchar.

Por isso, antes de cozinhar a lentilha, é preciso deixar de molho por 12 horas (no mínimo), com o objetivo de reduzir todos os antinutrientes e alguns resíduos de sujeira.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.

Assim como outras leguminosas, a lentilha é causadora de gases. Esses alimentos, como o feijão e a ervilha, são ricos em carboidratos não absorvíveis e por isso tendem a fermentar no intestino. Por isso é tão importante colocar as leguminosas em molho pelo tempo correto.

A leguminosa é rica em proteínas, Ômega 6 e 9, vitaminas do complexo B1, zinco e magnésio e proteínas. A lentilha é um dos alimentos mais antigos da dieta humana e um dos melhores aliados devido aos seus múltiplos componentes nutricionais, proteínas vegetais e fibras que proporcionam inúmeros benefícios à saúde.

Segundo a tradição cristã, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, abre mão de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha. De acordo a Bíblia, um dia, Esaú chega em casa faminto e encontra o irmão cozinhando a leguminosa. “Dê-me dessa comida”, implorou ele.

A lentilha é uma das opções mais consumidas como substituta do feijão. Possui em sua composição grandes quantidades de proteínas e zinco, o que fortalece o sistema imunológico e a estrutura óssea.

Vegetais verdes. Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro: 100g contêm cerca de 3,6mg de ferro.

Trocar Arroz e Batatas por Lentilhas Diminui Drasticamente o Açúcar no Sangue. Um novo estudo sugere que trocar batatas, arroz ou outros grãos ricos em amido por lentilhas frescas e outras leguminosas pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em mais de 20%.

A tradição italiana diz que consumir esse alimento logo que o relógio marca meia-noite é sinônimo de fartura para o ano todo. A origem desse conceito é incerta, mas em muitas culturas o formato de moeda das lentilhas é associado ao sucesso financeiro.

As leguminosas são excelentes alternativas de alimentos os diabéticos pois, são ricas em fibras, que por sua vez ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Elas ainda são boas fontes de proteína. Poderá comer feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. O recomendado é ingerir até duas porções diárias.

A nutricionista ainda ensina a colocar algumas gotinhas de limão ou vinagre nesta água do molho. Além de livrar os grãos do ácido fítico, esse processo de fermentação vai evitar gases e desconfortos gástricos muitos comuns, como a distensão abdominal e flatulências.

Além de ser rica em proteínas vegetais, ferro, ácido fólico e vitamina B6, a lentilha tem uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a combater o intestino preso e prolonga a sensação de saciedade.