Para que a cefalexina é indicada?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

A cefalexina monoidratada é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina: sinusites (inflamação dos seios da face), infecções do trato respiratório, otite média (inflamação do ouvido médio), infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, infecções do trato ...

A cefalexina é um antibiótico que trata de uma vasta gama de infecções bacterianas. Ela combate bactérias gram-positivas e algumas gram-negativas, inibindo o crescimento das paredes bacterianas pelo organismo do paciente.

O que é a cefalexina e para que ela serve? É um antibiótico da classe das cefalosporinas, da mesma família da penicilina. Eles são efetivos contra alguns tipos de bactérias que causam infecção urinária, no trato respiratório, em tecidos moles, na pele e nos ossos.

A cefalexina é indicada para o tratamento das seguintes infecções quando causadas por cepas sensíveis dos seguintes microrganismos: Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina). Infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S.

Cefalexina e Amoxilina. Ambas tem a mesma função? sim, neste caso fazer uso de um ou outro, não usar as duas medicações.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? A cefalexina é contraindicada para pacientes alérgicos às cefalosporinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. A cefalexina está classificada na categoria B de risco na gravidez.

A dose máxima recomendada para adultos é de 4 gramas (4000 mg) por dia. As indicações mais comuns para o uso da cefalexina são as infecções de pele, como celulite ou erisipela. Nestes casos, a dose mais indicada é 500 mg de 6/6 horas por 7 a 14 dias, dependendo da gravidade da infecção.

A reação adversa mais frequente tem sido a diarreia, sendo raramente grave o bastante para determinar a cessação da terapia. Tem também ocorrido dispepsia, dor abdominal e gastrite. Como acontece com algumas penicilinas ou cefalosporinas, tem sido raramente relatada hepatite transitória e icterícia colestática.

“Este perfil de paciente leva, em média, de três a quatro semanas para ter condições de alta hospitalar, mas a recuperação completa pode levar um mês ou mais após a alta, a depender da gravidade do caso e do estado geral de saúde de cada um quando do momento da infecção”, detalha a infectologista.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

As cefalosporinas, categoria de antibioticos onde a Cefalexina se enquadra, podem apresentar reação alérgica cruzada com a Penicilina. Devem ser evitadas quando possível porém há situações em que o risco de uma reação alérgica justifique seu uso.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Usualmente, para infecção urinária, a amoxicilina com clavulanato ou a cefalexina são as primeiras escolhas. Caso tenha feito exame de urina, sugiro que, caso não tenha melhorado, cheque o antibiograma ao final.

A venda do fármaco só é possível sob prescrição médica e retenção da receita no estabelecimento de saúde, pois requer controle.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

A cefadroxila também tem um espectro de ação maior que a cefalexina, ou seja é eficiente para um número maior de bactérias, no entanto, como muitos outros fatores podem estar envolvidos, cabe ao médico avaliar cada caso em separado, chegando a conclusão qual o melhor amtibiótico vai receitar.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.