Para que a aveia e bom?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Um dos grandes benefícios em consumir aveia é porque o cereal é rico em um tipo específico de fibra: a beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

A aveia é uma ótima opção tanto para o café da manhã ou lanche da tarde quanto para o almoço ou o jantar. Continue lendo e descubra por que a aveia é uma grande aliada para quem quer comer de forma nutritiva.

Os nutrientes aceleram o nosso metabolismo e previne o acúmulo de gorduras e toxinas. A aveia contém uma fibra que se chama beta-glucano que ajuda a reduzir o colesterol. Por conter o ácido linoléico e da fibra solúvel, ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol.

A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

Contraindicações. O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Banana com aveia é uma combinação clássica e muito nutritiva da culinária! A fruta e o cereal são ricos em nutrientes, como fibras e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do corpo e do intestino, além de fornecerem sensação de saciedade e promoverem uma alimentação mais saudável e balanceada.

Nutritiva e versátil, a aveia combina com praticamente qualquer alimento, seja doce ou salgado. Porém, uma das melhores e mais tradicionais combinações continua sendo aveia com leite. Esses dois ingredientes formam um prato que não falta na mesa do café da manhã de muitas pessoas ao redor do mundo: o mingau de aveia.

Então, sabemos que ambos os flocos têm o mesmo valor nutricional, que os flocos finos cozem mais rapidamente que os flocos grossos, e que os flocos grossos resultam em preparados mais texturados que os flocos finos.

Uma muito eficaz é ir incorporando a aveia gradualmente na alimentação e lograr dar o passo de uma ingestão de umas 55 gramas diários de fibra dietética a 85 nuns dez dias, observando assim qual é a resposta do organismo.

Ela fornece fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol2. É uma fonte de proteína, que contribui para a manutenção dos músculos4. Fornece vitaminas e minerais como o complexo B, E e zinco, este último reconhecido pelo seu potencial antioxidante2/5.

Por ser rico em fibras e contando com poucas calorias, gorduras e açúcares, o leite de aveia ajuda a manter o sistema digestivo saudável, aliviando a prisão de ventre, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo a absorção de gorduras e facilitando a digestão.

Aveia com água ou leite
Se você tem pouco tempo para cozinhar, é fácil: beba um copo de água ou de leite com várias colheres de sopa de flocos de aveia. Basta deixá-los de molho por alguns minutos e adicionar um pouco de adoçante. Pronto, você tem um lanche saudável e baixo em gordura e calorias.

30 gramas

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente? A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal.

Comer banana com aveia durante a semana contribui com o bom funcionamento dos músculos, cérebro e coração. Além disso, é um prato e tanto para quem está de dieta, uma vez que ele atua satisfazendo o apetite por mais tempo.

Mas na hora de comprar vem a dúvida qual a melhor entre flocos, farelo ou farinha? Podemos considerar que o farelo é o tipo de aveia com mais vantagens nutricionais, chega a ter o dobro de betaglucanas em comparação a outras versões da aveia.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar.

Banana com aveia e mel
Por isso, ingerir a banana com aveia e mel também pode ser uma excelente opção para um lanche da noite, já que a aveia dará a sustância e o mel energia, sendo uma porção muito completa para se ingerir antes de dormir.

Frutas com aveia
Experimente cortar algumas frutas, como banana, maçã e mamão, e completar com flocos de aveia. Além de saciar, essa combinação lhe dá a energia necessária para o dia todo, já que a aveia é fonte de carboidrato e fibras, e as frutas fornecem vitaminas e minerais essenciais.

Diz a especialista que o melhor é optar pela versão cozida. " Quando cozinhados, os flocos de aveia soltam uma espécie de geleia. É uma fibra solúvel, que é muito benéfica para o microbioma intestinal".

Um dos grandes benefícios em consumir aveia é porque o cereal é rico em um tipo específico de fibra: a beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

O farelo de aveia é rico em fibras alimentares, fato que ajuda a apoiar a função intestinal saudável. De fato, apenas 1 xícara (94 gramas) de farelo de aveia contém impressionantes 14,5 gramas de fibra. Isso é aproximadamente 1,5 vezes mais fibra que a aveia flocos ou farinha de aveia.