Para qual é apropriado o uso de uma nuvem privada?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Uma nuvem privada gerenciada transfere muitas responsabilidades de gerenciamento de nuvem para um parceiro de hospedagem terceirizado. Hardware, software, rede e operações da nuvem privada são gerenciados pelo provedor, que pode oferecer outros serviços de valor agregado, como backup e continuidade de negócios.

Ou seja, a nuvem privada traz todas as características de uma cloud computing, mas sem dividir espaço com outros clientes. É uma solução bastante utilizada para negócios que buscam mais controle e personalização em seu sistema.

Com a nuvem pública, as empresas compartilham hardware, armazenamento e dispositivos de rede. Com a nuvem privada, o acesso é restrito a apenas uma organização e há um armazenamento dedicado por trás do firewall. A segurança, portanto, pode ser mais rigorosa e personalizada dependendo das atividades do negócio.

Em qualquer parte do mundo, desde que ele tenha um computador (ou outro dispositivo que possa acessar a rede mundial com um navegador) e conexão à internet, ele poderá utilizar as soluções da nuvem para realizar seu trabalho.

O armazenamento em nuvem é um modelo de computação em nuvem que permite armazenar dados e arquivos na Internet por meio de um provedor de computação em nuvem que você acessa usando a Internet pública ou uma conexão de rede privada dedicada.

Mas as nuvens privadas têm algumas desvantagens. A principal delas é que em vez de ter um provedor, o departamento de TI interno é responsável por gerenciar a nuvem. Como resultado, implantações dessa natureza geram as mesmas despesas de pessoal, gestão e manutenção do modelo tradicional.

Criar uma nuvem privada através de um NAS Qnap é utilizar o software MyQnapCloud. Esse aplicativo permite facilmente montar um sistema particular de armazenamento em nuvem, possibilitando acessar rapidamente arquivos com qualquer navegador da web, computador ou dispositivo móvel.

Saas, PaaS e IaaS são as três principais modalidades dos serviços de cloud computing, sendo que cada formato tem características e aplicações próprias. As siglas indicam o modelo de serviço prestado na nuvem, sendo Software como Serviço (SaaS), Plataforma como um Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).

O serviço está dividido em três subcategorias:

  • Nuvem pública: a infraestrutura dos servidores é compartilhada e gerenciada pelo provedor de serviços em nuvem;
  • Nuvem privada: a infraestrutura em nuvem é particular e usada apenas pela empresa.
  • Nuvem híbrida: é uma combinação dos dois modelos anteriores.

Qual a diferença entre nuvem pública e privada? A principal diferença técnica entre nuvem pública e privada é o local onde os dados da empresa estão armazenados, dentro da própria organização ou em um provedor público que oferece esse serviço para diversas empresas.

Como as empresas podem usar o armazenamento na nuvem
Algumas organizações usam a nuvem para guardar e compartilhar informações importantes, enquanto outras usam o serviço para backup e recuperação de dados. O armazenamento na nuvem permite que as empresas armazenem e compartilhem seus dados de forma segura e confiável.

A segurança na Nuvem consiste na união de protocolos e melhores práticas com o objetivo de garantir que todos os serviços e dados armazenados na Cloud Computing sejam protegidos de ataques e invasões, mal-intencionadas ou de hackers que comprometam a integridade e a confidencialidade de um negócio, seja ele global ou ...

De forma simplificada, podemos dizer que o sistema de armazenamento em nuvem funciona via internet: você envia dados do seu dispositivo para servidores remotos e, dessa forma, libera espaço interno da memória da sua máquina e pode acessar seus arquivos a qualquer momento e de qualquer aparelho com acesso à Internet.

b) ( ) Levar uma "nuvem escura" sobre a cabeça significa estar sempre preocupado, de mau humor; ter um "sol particular" significa estar sempre otimista, alegre.

O armazenamento na nuvem é seguro? Sim! Todo e qualquer dispositivo eletrônico é passível de sofrer algum tipo perda ou sinistro. No caso dessa tecnologia, entretanto, os arquivos não dependem de um hardware específico, podendo ser acessados por meio de qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à internet.

Os serviços de nuvem privada são entregues do datacenter de uma empresa para usuários internos. Esse modelo oferece a versatilidade e a conveniência da nuvem, preservando o gerenciamento, o controle e a segurança comuns aos datacenters locais.