Onde você acredita que mora a felicidade?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Essa é a verdade: a verdadeira felicidade está dentro de nós mesmos, e só a encontraremos quando tivermos constituído amor próprio, o que é difícil para algumas pessoas. Amor próprio requer autoconfiança, autoaceitação, suportar críticas, superar traumas, e muitas outras coisas.

A felicidade é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo específico, como um sonho realizado, um desejo atendido, ou até mesmo pessoas que são conhecidas por estarem sempre felizes e de bom humor, em que não é necessário nenhum motivo específico para elas estarem em um estado de felicidade.

Resposta verificada por especialistas
Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecido e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.

A felicidade vem de uma vida de obediência a Deus. Deus quer nosso bem e quando o obedecemos, ele nos abençoa com felicidade. Quem ama a Deus encontra verdadeira satisfação e felicidade em fazer o bem. Podemos ser felizes mesmo no meio do sofrimento.

A conquista da felicidade não vem com um manual, contudo, algumas dicas podem ser realmente valiosas para essa busca.
...
Conheça algumas delas.

  1. Aceite emoções negativas. ...
  2. Pense positivo. ...
  3. Faça algo que você ame. ...
  4. Passe um tempo com pessoas queridas. ...
  5. Não se cobre tanto.
  1. 1) Perdoe a si mesmo e aos outros o mais rápido possível. ...
  2. 2) Desenvolva a autoestima e a autoconfiança. ...
  3. 3) Seja positivo e cerque-se de pessoas assim. ...
  4. 4) Faça o que mais ama e seja plenamente feliz. ...
  5. 5) Não crie expectativas e viva no presente. ...
  6. 6) É possível ser plenamente feliz?

A felicidade para a Filosofia é você saber compreendê-la,de forma que ela seja eficaz na sua vida,talvez não de modo ético e moral,mas de modo que ela possa ser útil para o teu bem estar e psicológico, que tu possa evoluir de forma que encontre um ponto de equilíbrio na sabedoria.

Pode-se dizer que a realização das atividades direcionadas à confecção do projeto de vida afeta, proporcionalmente, na sensação de felicidade. Pode-se afirmar que planejar a vida é evitar o sofrimento. São muitas as atitudes que decorrem do projeto de vida consciente.

Foram reconhecidas como fontes de felicidades por diferentes filósofos coisas como a abundância material e o reconhecimento dos outros cidadãos (Aristóteles), a existência dos prazeres e ausência de dores (Epicuro), agir de acordo com aquilo que exige a moral (Kant) e agir de maneira livre, mesmo que os resultados ...

A verdadeira felicidade é aproveitar o presente, sem dependência ansiosa sobre o futuro, não para nos divertimos com esperanças ou medos, mas para estarmos satisfeitos com o que temos, o que é suficiente para aquele que não quer nada. As maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e ao nosso alcance.

Pessoas felizes se concentram no que têm, não no que não possuem. É motivador querer mais em sua carreira, relacionamento, conta bancária, mas pensar sobre o que você já tem, e expressar gratidão por isso, te tornará muito mais feliz.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

A felicidade é um estado de espírito transitório por natureza. Nós temos momentos de plenitude, divinos, celestiais, mas, ao lado disso, tem a rotina, a dor de barriga, a dor de dente, a conta por pagar. Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis...

Por ser um estado de espírito, o real segredo da felicidade é saber lidar consigo mesmo e aproveitar o que você possui no momento. Em outras palavras, se aceitar como é e amar tudo o que tem pode ser tido como o caminho para a felicidade.

Significa aproveitar bem a vida, atribuir importância a cada detalhe, não passar batido sobre acontecimento nenhum. Significa prestar atenção, curtir o momento.

Resposta: Felicidade é estar bem com seu espirito, mente e corpo. É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz.

Virtude e justiça
Assim, a felicidade era o bem da alma que só podia ser atingido por meio de uma conduta virtuosa e justa. Para Sócrates, sofrer uma injustiça era melhor do que praticá-la e, por isso, certo de estar sendo justo, não se intimidou nem diante da condenação à morte por um tribunal ateniense.

É na Polis Grega, na ética de Aristóteles, que ele define a “cidade” como uma comunidade política que tem o lugar na vida do homem (animal político e social). É nesse espaço que o homem desenvolve a arte de viver e de atingir a felicidade.

O que é o Projeto de Vida? O Projeto de Vida é uma iniciativa cujo objetivo é criar uma ponte entre quem o aluno é e quem ele quer ser. Por meio desse planejamento, o aluno ganha uma melhor compreensão sobre os interesses profissionais, sociais e pessoais que compõem sua personalidade.

O filme mostra a força e persistência de Chris Gardner quando ele encontra o sentido da vida, do sofrimento e diante de todos os obstáculos ele segue em frente, se renova e encontra seu espaço na vida. Mostra suas crenças, seus aprendizados e um grande senso de responsabilidade.

Autoconhecimento e vontade
O projeto de vida pode ser feito a qualquer momento e a qualquer idade. Mas quanto antes melhor para poder direcionar as ações do presente. Para a especialista, dois pontos são essenciais para iniciar o planejamento: autoconhecimento e vontade. “Se conhecer é fundamental.