Onde viviam os povos neolíticos?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia.

Assim, o homem começou a abandonar as cavernas e dá início à construção de suas próprias moradias. Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las.

O período neolítico e o surgimento das cidades mais antigas do...

  • 1 – Jericó Famosa por estar presente em relatos bíblicos, Jericó fica situada na Palestina — no Oriente Médio —, a oito quilômetros do rio Jordão e 27 de Jerusalém. ...
  • 2 – Biblos. ...
  • 3 – Damasco. ...
  • 10 maravilhas que se encontram submersas.

O homem pré-histórico foi alimentado com alimentos crus que ele estava rondando com a caça, pesca e colheita de frutas e legumes que cresceram na natureza. Com a culinária do alimento as pessoas têm diversificado seus hábitos alimentares, implementando a primeira revolução alimentar.

Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida aproximadamente entre 10.000 a.C. e 3000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou Idade da Pedra Polida.

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura. O grande feito do período Neolítico foi a sedentarização do homem e o desenvolvimento da agricultura.

Em todos os sítios arqueológicos do neolítico encontramos a religião centrada no culto à Deusa. Por exemplo, em Catal Huyuk, A principal divindade é a deusa, apresentada sob três aspectos: mulher jovem, mãe dando à luz um filho (ou um touro), e velha (acompanhadas as vezes de uma ave de rapina).

O período Neolítico ocorreu do ano 7000 a.C. até 2500 a.C., sendo conhecido também como período da Pedra Polida. Foi um momento marcante da Pré-História, pois a vida do humano primitivo passou por diversas transformações nele.

No período Neolítico (que não por acaso é conhecido como idade da pedra polida), a fabricação de ferramentas teve uma grande evolução. Foi nessa época que o homem dominou o uso dos metais, dessa forma podendo derreter cobre e, posteriormente, ferro, e formatá-los como pontas, lanças e outras ferramentas.

- As primeiras civilizações surgiram e desenvolveram-se no período Neolítico. Dentre elas, podemos citar: Civilização Mesopotâmica (entre os rios Tigre e Eufrates) e Civilização Egípcia (vale do rio Nilo, nordeste da África). - A religião começou a se formar nesse período.

Nesse sentido, vale ressaltar que o período anterior, o Paleolítico, é chamado de Idade da Pedra Lascada, uma vez que a pedra não recebia esse tratamento. Do grego, o termo neolítico (neo "novo" e líthos "pedra") significa “pedra nova” ou “nova idade da pedra”.

As primeiras cidades como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigres e Eufrates, no atual Iraque.

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

A atividade agrícola possibilitou a sedentarização dos grupos humanos no período neolítico. E o aumento da oferta de alimentos, com nutrientes resultou em um grande crescimento populacional nesse período.

As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

A revolução neolítica é também uma revolução educativa: fixa uma divisão educativa paralela à divisão do trabalho (entre homem e mulher, entre especialistas do sagrado e da defesa e grupos de produtores); fixa o papel - chave da família na reprodução das infra-estruturas culturais: papel sexual, papéis sociais, ...

Homens da Caverna eram pensadores mais avançados do que se achava. Um grupo de paleontólogos afirmou ter descoberto pequenas lâminas numa caverna da África do Sul que comprovam que o homem arcaico era um pensador avançado e que faziam instrumentos de pedras há 71.000 anos antes do que se achava até agora.

O nome que o líder de uma comunidade neolítica recebia eram curandeiros e sacerdotes. Isso porque eles eram vistos como pessoas que tinham um conhecimento especial sobre o mundo natural e eram capazes de usar esse conhecimento para o benefício dos outros.

Os primeiros hominídeos eram nômades, ou seja, não tinham lugar fixo para morar. A descoberta do fogo deu proteção para os hominídeos, calor nos dias frios e novo sabor para os alimentos. A arte rupestre era feita nas paredes das cavernas e representava o cotidiano dos primeiros grupos humanos.

O surgimento das cidades ocorreu no fim da pré-história, já que no início a sociedade primitiva não desenvolveu a cidade, pois o homem era nômade. No Período Neolítico, o homem passou a cultivar o solo, a domesticar os animais, a polir a pedra, a fabricar objetos de cerâmica e a viver em aldeias.

2) Que funções tinham as construções das primeiras aldeias? No período Neolítico, as construções serviam tanto como espaço de moradia, protegendo contra o frio e perigos, como também para a realização de pequenos trabalhos e o armazenamento de alimentos.