Onde viveu o Tiranossauro Rex?

Perguntado por: ggomes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Os tiranossauros viviam predominantemente em todo o território que hoje é a América do Norte, com fósseis tendo sido encontrados desde o estado de Alberta, no Canadá, até o estado de Coahuila, no México.

Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .

A análise conclui que cada geração de dinossauros era composta por 20 mil indivíduos e durante os 2,5 milhões de anos em que eles existiram, houveram 125 mil deles, totalizando 2,5 bilhões de tiranossauros.

O primeiro fóssil de Tiranossauro rex foi encontrado pelo paleontólogo Barnum Brown em 1902.

Tiranossauro Rex
rex poderia atingir cerca de 4 metros de altura e 12 metros de comprimento e as fêmeas eram maiores que os machos. Um recente estudo comprova que tinha a mordedura mais poderosa do planeta. Tinha 60 dentes com mais de 20 centímetros cada um.

Siats meekerorum

Siats meekerorum foi o principal predador de sua época, se impondo sobre espécies de tiranossauros.

Apesar de todas as suas qualidades, o T. rex não sobreviveu ao evento de extinção em massa que dizimou três quartos da vida na Terra há 66 milhões de anos.

O asteroide Chicxulub colidiu com a Terra na Península de Iucatã, atual México, há cerca de 66 milhões de anos, desencadeando um inverno forçado que extinguiu 75% das espécies da Terra. O episódio acabou com o reinado de 165 milhões de anos dos dinossauros, permitindo que os mamíferos finalmente afirmassem seu domínio.

Triceratops

rex e o Triceratops, e apesar de ter sido derrotado, o Triceratops ficou marcado para sempre como principal inimigo do T.

A comparação entre proteínas encontradas em um fóssil de tiranossauro rex e material coletado de 21 espécies de animais existentes no mundo atual indicam que o gigantesco predador pré-histórico tem como parentes vivos mais próximos as a aves, como galinhas e avestruzes e, como primos mais distantes, os jacarés.

O Tyrannosaurus rex é o mais famoso e o mais querido dinossauro do planeta. O gênero Tyrannosaurus contém apenas uma espécie, a T. rex. Esse nome significa, muito apropriadamente, “rei lagarto tirano”.

Tiranossauro-rex

De acordo com estimativas dos pesquisadores, um espécime desse dinossauro podia pesar 77 toneladas e medir oito metros de altura e quase 40 metros de comprimento da cabeça à ponta da cauda. Em comparação, o Tiranossauro-rex chegava aos 12 metros de comprimento e pesava oito toneladas.

Triceratops X T-Rex
No final, o comprimento (14 metros do T-rex contra 9 metros do triceratops) e a força do tiranossauro o fariam vencedor.

- Era carnívoro e muito feroz. Alimentava-se da carne de outros animais e dinossauros.

Abaixo, conheça 9 dos dinossauros mais aterrorizantes que já viveram.

  • Abelisaurus. Mesmo com fósseis escassos que evidenciem características dessa espécie, somente o seu crânio foi encontrado. ...
  • Acrocanthosaurus. ...
  • Allosaurus. ...
  • Carnotaurus. ...
  • Deinonychus. ...
  • Dilophosaurus. ...
  • Spinosaurus. ...
  • Tarbosaurus.

Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro. Enquanto o espinossauro tem tamanho equivalente aos dois terópodes anteriores, menor peso e uma mordida mortal, poderá ser, por fim, o maior carnívoro que já existiu!

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

Descoberto em terras privadas no estado americano da Dakota do Sul, no início da década de 1990, o fóssil de 67 milhões de anos passou mais de duas décadas no instituto privado de pesquisa geológica Black Hills, em Hill City, Dakota do Sul.

Os crânios dos dinossauros eram compostos por grandes câmaras ocas, cheias de septos. O ar, ao passar por essas câmaras, era responsável pelo o som dos dinos. Algumas espécies, como o Parasaurolophus (fotos), amplificavam o som por conta de um alongamento no crânio.

"Durante a alimentação em grupo das carcaças, a redução dos membros foi selecionada para manter as patas dianteiras fora do caminho das mandíbulas de grandes predadores semelhantes, evitando ferimentos, perda de sangue, amputação, infecção e morte”.

Eles concluíram que o T-rex era limitado a andar em velocidades de cerca de 5 metros por segundo, o equivalente a 18 quilômetros por hora, menos da metade da melhor velocidade de Usain Bolt, de 44 quilômetros por hora.