Onde vivem os padres?

Perguntado por: amarques3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

A vida do padre é muito solitária. Eles ficam na paróquia, atendem as pessoas e voltam para casa sozinhos.

O salário médio nacional de Padre é de R$2.373 em Brasil.

O salário de um padre é dado pela paróquia, o valor do salário vai de acordo com o que cada arquidiocese recebe com dízimos e serviços, como batismos e casamentos.

A vida do padre é muito solitária. Eles ficam na paróquia, atendem as pessoas e voltam para casa sozinhos.

Às 5h, já me encontro na igreja rezando. Às 6h, rezo com os ministros e o povo a Liturgia das Horas. Após as Missas, temos a exposição do Santíssimo Sacramento, depois vou para a casa paroquial, tomo o café da manhã e, em seguida, retorno para o meu escritório para atender aqueles que precisam.

Os párocos normalmente são nomeados por seis anos. Ao findar esse período o pároco fica sem provisão e, portanto, não está mais destinado àquela paróquia.

Os requisitos para aposentadoria são iguais aos exigidos para o contribuinte individual, ou seja, 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, para aposentadoria por idade. Ou por tempo de contribuição, sendo: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

O Concílio de Trento (1545-1563) ratificou definitivamente o celibato como uma lei obrigatória a todos os clérigos da Igreja Latina Ocidental.

Elas recebem doações das igrejas que coletam, uma vez por ano, apoio para padres e freiras em suas paróquias ou dioceses. Uma vez que, muitas já não vivem comunitariamente em conventos, elas recebem salários de sua ordem religiosa para habitação e demais despesas.

Por viver seguindo o exemplo de Jesus, o Papa não ganha salário, mas sim, vive através da generosidade e da empatia. Suas doações ocorrem regularmente, especialmente quando acontecem desastres ambientais.

Ao tomar a decisão de se tornar padre, um homem precisa estar à altura de certos requisitos. Ter mais de 25 anos, ser solteiro, precisa ter feito oito anos de seminário ou cursado teologia e, na maioria das vezes, também filosofia, e precisa ter sido ordenado diácono.

O padre representa um pai para a sua paróquia e comunidade. E frei vem de frater, que significa irmão, frade em latim. Ele é membro de uma congregação religiosa, homens que vivem uma mesma regra e mesmo ideal. É um título do religioso.

O preço médio de um celebrante de casamento é de R$ 3.000,00 para uma cerimônia de 40 minutos na cidade onde reside.

Na hierarquia católica, os bispos estão subordinados diretamente ao papa. Eventualmente, um bispo pode responder também a um arcebispo. Esse vai ser o caso quando uma diocese estiver sob jurisdição de uma arquidiocese (unidade de maior extensão territorial). O chefe da arquidiocese é o arcebispo.

No Brasil, os padres diocesanos devem ter o período propedêutico (um ano), devem fazer a faculdade de filosofia e teologia depois a formação diaconal (aproximadamente 8 anos)

A duração dos cursos varia com base na educação precedente do seminarista e no tempo que ele pode dedicar aos estudos, mas a maioria dos futuros padres faz quatro anos de graduação em Teologia e entre zero e quatro anos de Filosofia Básica ou Educação Espiritual.

Assim, o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título. Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.

São quase vinte os casos em Portugal de padres que assumiram a paternidade de crianças e prosseguiram o sacerdócio. Tal como deseja o padre Giselo Andrade.

35 anos de idade

Para que seja consagrado, deve ter, no mínimo, 35 anos de idade e ter servido como padre durante pelo menos cinco anos.