Onde vivem os monges?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um monge é uma pessoa que vive fora da sociedade e se dedica totalmente à religião. Sua vida é quase sempre simples, voltada para as preces e o trabalho. Leonardo Portiolli foi em um mosteiro, em Ponta Grossa, para acompanhar a rotina dessas pessoas.

Um mosteiro ou monastério (este último termo não consta de alguns dicionários) é um edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de monges e freiras, e que é construído fora da malha urbana de uma cidade.

No Espírito Santo está o Mosteiro Zen Morro da Vargem, considerado o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. Erguido a 350 metros de altura pelo monge Ryotan Tokuda em 1974, a construção sagrada tem um visual e tanto!

Nós, homens do mundo, podemos aprender com as pessoas dos mosteiros!" A vida monástica é uma fonte de sabedoria e um guia prático para a saúde do corpo e da alma. A regra monástica de São Bento provém de uma espiritualidade holística, que preenche a vida de sentido.

O Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda.

Os monges fazem somente duas refeições por dia, uma pela manhã e outra antes do meio dia. Após a segunda refeição eles não se alimentam mais de sólidos e passam o resto do dia a base de líquidos enquanto estudam, praticam meditação e outras atividades voltadas para o templo, comunidade e auto-desenvolvimento.

A maioria dos monges acorda cedo e medita por 1 a 3 horas e faz o mesmo à noite. Esse tipo de prática muda o cérebro. Se você já leu algum artigo sobre os benefícios da meditação, sabe o que quero dizer.

O que os monges budistas podem comer
Os alimentos que podem ser ofertados aos monges para a refeição matutina estão em cinco categorias: alimentos básicos (como arroz), sobremesas, alimentos secos ou em conservas, peixes e carnes.

Você já pensou em morar em um mosteiro por um tempo – mesmo sem ser monge? Na Abadia beneditina de Santo Domingo de Silos (Espanha) isso é possível. Requisitos: ter entre 18 e 45 anos e pensar que “o Senhor pode estar te chamando para a vida monástica”.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinomongemonges
Femininomonjamonjas

O costume de raspar a cabeça vem dos tempos de Buda. Assim ele cancelou o sistema de castas dentro da Ordem. Também significa fim da vaidade, nem um cabelo para se preocupar.

O que um monge não pode fazer? A partir deste momento, o monge se dedicará a uma vida simples, de devoção espiritual, física e filosófica à fé. Além disso, essa figura precisa evitar a prática de qualquer atitude que traga riquezas materiais, luxúria ou conflito com a sua jornada.

Surpreendentemente, os monges vivem muito: 81 anos, 82, 86 anos.

Monges católicos
São aqueles consagrados que vivem em monastérios, dedicando suas vidas para orações e penitências. Alguns deles são os cartuxos, capuchinhos e beneditinos, que cumprem a vida religiosa na tradição da Santa Igreja.

Alguns monges tibetanos dormem de pé.

Lavar, cozinhar, fazer compras também são tarefas de um monge. A limpeza talvez não tenha a intensidade com que a praticou nos cinco anos em que esteve em treinamento em um mosteiro, mas é sempre uma parte importante em um templo zen. "Limpamos lugares que na vida cotidiana nunca pensaríamos em limpar.

Para se tornar um monge, é necessário estudo, devoção e anos de treinamento e transições; a vida monástica é simples e dedicada à servidão, exigindo que o devoto tenha um estilo de vida celibatário e que abdique de bens materiais.