Onde Vivem os apaches hoje?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Atualmente, os Apaches nas reservas Fort Apache e San Carlos no Arizona, nas reservas Jicarilla e Mescalero no Novo México, e também em Oklahoma.

Todas viviam na região conhecida como Grandes Planícies da América do Norte, uma vasta área que se estende do rio Mississípi em direção ao oeste do continente.

Atualmente, os poucos descendentes destes povos vivem em reservas indígenas estabelecidas, pelo governo dos EUA, a partir do século XX. Os povos nativos dos Estados Unidos possuíam alguns aspectos culturais, religiosos e políticos comuns entre si. Porém, cada povo possuía sua identidade cultural própria.

Significado de Apache
substantivo masculino [Pejorativo] Indivíduo malfeitor, explorador de mulheres. Etimologia (origem da palavra apache). Do espanhol apache; do zuni apachu 'inimigo'.

Dentre essa cultura e dentre os chamados “povos da floresta”, os Apaches, lá nos Estados Unidos, seriam o exemplo típico do enfatizado, tanto que, acreditavam piamente, na sobrevivência do espírito após a morte, aliás, objeto de desdém ainda hoje cultuado pelos povos europeus e ocidentais, observação a meu ver, ...

A vestimenta dos homens era constituída de uma tanga e, às vezes, camisas de guerra de couro com leggings. As mulheres usavam vestidos feitos de pele de búfalo ou de outros animais de grande porte. Tanto homens quanto mulheres usavam mocassins a partir de couro cru. A franja e as pérolas faziam parte da decoração.

Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, se isola por coronavírus.

Os cheyennes ou cheienes são um povo indígena estadunidense, uma vez conhecido como o "Povo Belo". Entre os piores massacres promovidos contra os Cheyennes, está o ataque ao acampamento de "Sand Creek" no Território do Colorado.

Sioux ou Sioux–Catawban é uma família linguística da América do Norte primariamente localizada nas Grandes Planícies, nos vales dos rios Ohio e Mississipi e no sudoeste da América do Norte, havendo algumas línguas faladas no leste.

Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.

De acordo com dados do Censo americano, há 574 tribos indígenas reconhecidas pelo governo federal. A população indígena no país é de cerca de 7 milhões, número que inclui pessoas que declaram pertencer a mais de uma categoria racial.

Goitacá (ou Goytacazes, daí o nome da cidade de Campos dos Goytacazes) pode ser compreendido como “grande nadador” ou “grande caçador”.

Os goitacás desapareceram no fim do século XVIII, exterminados por uma epidemia de varíola disseminada propositalmente entre eles. Calcula-se que eram cerca de 12 000. Viviam em palafitas construídas sobre os pântanos à beira dos rios Paraíba do Sul e Itabapoana.

Em Dakota do Sul, cerca de 400 índios Sioux, principalmente mulheres e crianças, são exterminadas em 29 de dezembro de 1890, pelas tropas norte-americanas. O Massacre de Wounded Knee (Joelho Ferido) põe fim às guerras indígenas que se alastraram na América do Norte após o início da colonização branca no século 17.

Continuar lendo Onde Vivem os apaches?