Onde vivem os animais e as plantas?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida.

ANIMAIS TERRESTRES: SÃO OS ANIMAIS QUE SE DESENVOLVEM E VIVEM NA TERRA, SEM A DEPENDÊNCIA DA ÁGUA PARA SE DESENVOLVEREM, POIS ESTES ANIMAIS POSSUEM RESPIRAÇÃO PULMONAR.

Habitat Natural é a área onde os animais, plantas ou outros organismos vivem na natureza. Ele está muito relacionado a outro importante conceito: o de nichos ecológicos. Ainda que muito confundidos e até mesmo usados como sinônimos, habitat e nicho ecológico possuem conceitos distintos.

Os animais estão adaptados ao ambiente em que vivem, pela forma do corpo, pela maneira como se deslocam, pela alimentação e pelos lugares onde se abrigam. Os que vivem ao nosso lado são dóceis e carinhosos: animais domésticos. Outros vivem escondidos nos montes e nas florestas: animais selvagens.

Os animais são seres vivos que possuem algumas características em comum: nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se e morrem. O conjunto dessas etapas é chamado de ciclo vital. Eles podem ser classificados em vertebrados, invertebrados, selvagens, domésticos, terrestres, aquáticos, aéreos, entre várias outras formas.

As florestas tropicais contêm a maior diversidade de organismos vivos do planeta. Apesar de representarem somente menos de 2% da superfície da Terra, as florestas tropicais acolhem mais de 50% das plantas e animais do planeta.

Onde vivem: Ambientes terrestres úmidos, como florestas, margens de rios e áreas sombreadas. São conhecidas como as primeiras plantas verdadeiras a colonizar a terra. Classificação: Reino Plantae. Tipos: Incluem musgos, hepáticas e antóceros.

Nós vivemos no planeta Terra, em uma camada chamada “crosta terrestre”.

Um animal aquático (ou animal marinho, referido assim quando relacionado ao mar) é um animal que vive na água. A maioria dos peixes, crustáceos, celenterados e esponjas, são animais aquáticos.

Alguns exemplos de animais terrestres que também vivem no meio aquático são: hipopótamos, jacarés e os crocodilos. O hipopótamo é um animal terrestre aquático, ou seja, vive em ambos ambientes.

Habitats naturais e artificiais
Os habitats podem ser classificados em naturais e artificiais. Habitat Natural: como o próprio nome diz são os encontrados na natureza, sem intervenção do homem. Habitat Artificial: são aqueles construídos pelo homem.

Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e abrigo. Eles dependem de outros seres vivos, que, muitas vezes, são seu alimento. Animais e plantas estão adaptados ao ambiente em que vivem.

Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se.

Elas geram oxigênio, alimentos, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.

Os animais carnívoros alimentam-se de carne de outros animais (lobo, leão, raposa…). Os animais herbívoros alimentam-se de plantas (cabras, vacas, burros, coelhos…). Os animais granívoros alimentam-se de grãos (galinhas, pombas, rolas, papagaios, piriquitos, canários…).

curral — Há várias hipóteses para a origem deste vocábulo, mas todas mais ou menos convergem para a matriz latina currus, “carro de duas rodas, de tração animal”, de onde se derivou currale, “lugar onde se guardam os carros e os animais para puxá-los”.

Pode ocupar também encanamentos, ocos de árvores, caixas de registro de água, interior de caixas d'água, galinheiros e outros locais dentro da malha urbana.

Os animais apenas pode capturar os seus alimentos, sendo incapazes de produzir alimentos para si mesmo como as plantas fazem, é daí que vem os níveis tróficos. Os animais são heterótrofos, enquanto as plantas são autótrofas.