Onde vive o povo Kalunga?
O território Kalunga é o maior sítio histórico e cultural do País em extensão. São mais de 230 mil hectares de Cerrado protegido, abrigando cerca de quatro mil pessoas em um território que se estende pelos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.
Como vivem os povos Kalungas?
A comunidade produz quase toda sua alimentação e tem uma economia baseada na troca, não no trabalho assalariado e compra de produtos. Este tipo de relação econômica e social ainda está penetrando com certa demora entre os Kalunga, em parte pelo pouco contato com o exterior e também por resistência do próprio povo.
O que quer dizer a palavra Kalunga?
A Kalunga é a maior empresa brasileira na distribuição de suprimentos para escritório, informática e material escolar.
O que os Kalungas produzem?
Produzem farinhas e óleos, plantam arroz, mandioca, feijão, gergelim, quiabo, abóbora, milho e algodão – a partir do qual confeccionam até tapetes com o linho obtido.
Quais são as principais características religiosas dos Kalungas?
Durante todo este período, houve miscigenações com índios, posseiros, fazendeiros brancos, e também forte influência de padres católicos, dando lugar a uma cultura hibridizada, característica que se manifesta na alimentação e no forte sincretismo religioso da mistura do catolicismo e de ritos africanos.
Quais são as festas mais importantes para os Kalungas?
A primeira comemoração, em agosto, é dedicada ao Império4 do Divino Espírito Santo e à Nossa Senhora d'Abadia; a segunda, em setembro, ao Império: São Gonçalo do Amarante, N. Sra. do Livramento e a São Sebastião.
Qual é o nome do maior quilombo do Brasil?
Quilombo dos Palmares
O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo da história do Brasil e ao longo do século XVII chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares ficou conhecido por ser o maior quilombo da história brasileira.
Qual é a maior comunidade quilombola da Bahia?
Comunidade Quilombola Vão de Almas
Hoje, a comunidade tem aproximadamente 215 famílias, cerca de 1.075 pessoas e ocupa o maior quilombo em extensão territorial do Brasil.
Qual é a comunidade quilombola mais conhecida?
O mais famoso deles na história do Brasil foi o de Palmares. Denominam-se "quilombolas" os habitantes dos quilombos.
Onde vivem as comunidades quilombolas?
O Nordeste é a região do Brasil que concentra o maior número de localidades quilombolas, 3.171. Logo em seguida vem a região Sudeste com 1.359 quilombos. As demais regiões têm os menores números: Norte (873), Sul (319) e Centro-Oeste (250).
Qual a importância da comunidade Kalunga?
O território Quilombo Kalunga foi reconhecido por um programa ambiental da ONU como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil. O título internacional é concedido a regiões que mantêm a conservação da natureza e asseguram o bem-estar de seu povo.
Quais são os recursos extraídos pelos Kalungas?
O território Kalunga possui pelo menos três espécies crioulas de baunilha: Vanilla bahiana, Vanilla pompona e Vanilla guaianensis, de onde as favas são extraídas.
O que significa Calunga para a cultura negra?
Os negros utilizavam este nome para se referir ao deus dos missionários católicos (Deus), pois consideravam-no vago como a imensidão do mar. Através desta explicação, é comum associar as entidades calungas com os orixás ligados às águas do mar, como Iemanjá, por exemplo.
O que é terra da calunga?
Os kalungas ou Calungas são uma tribo que habita regiões próximas à Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. É composta por três comunidades que estão localizadas nos municípios de Teresina de Goiás, Monte Alegre de Goiás e Cavalcante, sendo esta última.
Quantas Kalungas existem?
Lojas Kalunga
Tem sempre uma loja pertinho de você! Nossas lojas não possuem serviços de atendimento telefônico. Para contato, dirija-se a um de nossos 222 Endereços.
Quais são as entidades da calunga?
E o encaminhamento dessas almas é feito justamente por essas Entidades que trabalham na Umbanda: pretos-velhos, Exús e Pombajiras. E eles fazem isso, em nome da caridade e do amor de Deus.