Onde vive o peixe pintado?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Distribuição geográfica: Sua espécie é distribuída em várias Bacias brasileiras, é abundante não só nos rios da Amazônia como também no Pantanal e na Bacia do Rio São Francisco (Estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).

Pode viver mais de 18 anos. Devido à sua excelente carne, é considerado o Bacalhau Brasileiro. Pode atingir comprimento máximo de 2,10 m e 112 Kg de peso.

4. Como é a alimentação do pintado? Na natureza o pintado se alimenta de outros peixes, por isso em cativeiro ele precisa se habituar à ração. Hoje, já existe a venda de alevinos acostumados com a comida industrializada.

A principal diferença é que o pintado possui pintas redondas pelo corpo, enquanto a cachara possui listras como se fossem vírgulas. Sua carne é mais gordurosa que a carne do pintado, mas mesmo assim também possui ótimo valor comercial.

Se optar por viajar em junho e julho, os rios estarão mais baixos, o que facilita a pesca de espécies que ficam no fundo dos rios como Jaú, Pintado e Surubim. Além disso, em agosto e setembro, a pesca de Pacu de batida é mais fácil.

piraiba

Você sabia que os maiores peixes de água doce, do mundo, nadam em rios brasileiros? Um deles é o piraiba (que é um peixe de água doce sem escamas, ou seja, de couro); e, o, outro, o pirarucu (que é um peixe escamamdo, isto é, com escamas). Cada um deles pode pesar cerca de 200 quilos.

O Peixe Pintado é uma espécie exclusiva da América do Sul e é distribuída na Bacia do Prata e também no Rio São Francisco. Dessa forma, os maiores indivíduos estão no Rio São Francisco, possuindo cerca de 90 kg.

1,5 metro

O surubim ou pintado é um peixe de couro de grande porte que pode medir até 1,5 metro e pesar até 50 quilos. Ele é encontrado na bacia do Rio São Francisco e na bacia do Rio da Prata, que engloba vários países (Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e parte da Bolívia).

Alcança o estado adulto por volta dos 70-80 cm, sendo de 80 cm o tamanho mínimo permitido de captura. Chega a alcançar mais de 1 m de comprimento e 30 kg. Realiza longas migrações rio acima para desovar nas cabeceiras, de dezembro a fevereiro.

Três vezes ao dia, forneça peletes de 2 milímetros para exemplares com peso entre 15 e 35 gramas e de 15 milímetros para os acima de 750 gramas. Dê preferência para rações de alto valor nutricional e com elevado teor de proteína, para assegurar o crescimento saudável dos peixes.

Pintado faz bem para o coração
Ao mesmo tempo, é importante destacar que ele não é muito indicado para as grávidas, assim como outros peixes sem escamas, já que eles possuem maior chance de contaminação por mercúrio.

Modalidade de pesca indicada para o pintado é a pesca de fundo com iscas naturais com preferência. Por este motivo estarei listando o equipamento e iscas conforme o foco da modalidade indicada. Tanto com uso de barco ancorado e da técnica de rodada.

O Ministério do Meio Ambiente voltou atrás na decisão de proibir a pesca do pintado (ou surubim) (Pseudoplatystoma corruscans), espécie de água doce, ameaçada de extinção. Com isso, a prática que estaria proibida permanentemente voltará a ser liberada após período de defeso, até o dia 28 de fevereiro de 2023.

O empresário, Roberto Eloy Galego, de 39 anos, teve um sábado (5) de pescaria memorável no rio Dourados, em Fátima do Sul (MS) - a 239 km de Campo Grande. O homem, que realizava a prática com alguns amigos e a esposa, capturou um pintado de mais de 1,83 metro e cerca de 75 kg.

Arapaima gigas

Conhecido por ser um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu -Arapaima gigas -, popularmente conhecido como "bacalhau do Norte", pode ultrapassar os 3 metros de comprimento e pesar até 220 quilos. No interior de São Paulo, exemplares de até 150 quilos já foram pescados.

Peixe de água doce, tem a carne branca, macia, saborosa e quase sem espinhas, ideal para o clássico preparo do espeto de pintado na brasa, comum em muitos restaurantes à beira-rio do país.

Quando a temperatura é fria, entre 15ºC e 17ºC, aumenta sua atividade, se tornando uma presa mais fácil. Ela pode ser encontrada em vários rios e lagos do Brasil, e recomenda-se o uso de cevas para atraí-la. Uma dica é investir na pescaria de fundo, já que é uma espécie filtradora.