Onde vive a tartaruga oliva?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 7 votos

Distribuição: Mares tropicais e subtropicais, nos oceanos Pacífico e Índico. No Atlântico, ocorrem principalmente na América do Sul, América Central (Mar do Caribe) e na costa oeste da África. Habitat: Mais frequentemente observada em alto mar, porém há ocorrências em regiões costeiras.

MUITAS VIVEM EM ÁGUA DOCE, EM RIOS, LAGOS E LAGOAS. OUTRAS VIVEM NOS OCEANOS OU EM TERRA. ALGUMAS TARTARUGAS VIVEM EM FLORESTAS OU MESMO NO DESERTO. AS TARTARUGAS TERRESTRES SÃO CHAMADAS DE JABUTIS.

A reprodução dura cerca de 42 dias, altura em que são postos uma média de 101 ovos em ninhos, enterrados na areia.

A tartaruga-oliva ganhou o seu nome pelo tom e forma da carapaça – dentro de água, assemelha-se a uma azeitona (olive em inglês). No Pacífico, são muito populares pelas suas arribadas, as chegadas em massa das fêmeas à mesma praia para a postura de ovos.

tartaruga-de-couro

Também conhecida como tartaruga-gigante, a tartaruga-de-couro é a maior do mundo. Ela pode alcançar até 2 m de comprimento de casco e pesar até uma tonelada. Além disso, geralmente, ela mede 1,5 m e pode viver mais de 300 anos.

A maioria das tartarugas dorme debaixo de água, mas nem todas as tartarugas o podem fazer. Tudo depende da espécie: há algumas que dormem em terra. Algumas tartarugas, como a tartaruga-de-orelha-vermelha e a tartaruga-pintada podem passar várias horas (à volta de cinco) sem respirar.

Na natureza, esses animais se alimentam de muitas frutas, folhas verdes e legumes, ingerindo apenas uma pequena quantidade de proteínas encontradas em insetos ou mesmo em restos de presas deixadas por predadores. Parece uma dieta simples de replicar de maneira natural.

Projeto TAMAR
As tartarugas-oliva têm a cabeça triangular, com mandíbulas poderosas que a ajudam na alimentação. Título: Filhote de tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea). Com alguns meses, ainda é considerado filhote.

As tartarugas marinhas são animais migratórios por excelência e vivem dispersas na imensidão dos mares. As tartarugas marinhas são solitárias e permanecem no ambiente marinho durante toda a sua vida, com exceção das fêmeas adultas que buscam as praias para desovar.

Tartarugas como as tartarugas caixa (Terrapene spp), que dividem o seu tempo entre o solo e a água geralmente preferem minhocas, frutas e insectos como grilos e tenébrios. Algumas podem comer granulados depois de amolecidos em água. Suplemente com verduras.

67 anos

Mas quantos anos pode viver uma tartaruga como essa? São até 67 anos de vida, chegando aos 1,36 m de comprimento e 180 kg de peso corporal na vida adulta.

Dependendo da espécie, cada fêmea pode realizar de três a 13 desovas em uma mesma temporada de reprodução com intervalos que variam entre nove e 21 dias.

Legumes: pepino, abobrinha, cenoura e beterraba; Frutas: maçã e pera, manga, tomate, goiaba, pêssego, uva, caqui, banana e mamão; Proteína de origem animal: ovo cozido, pequenos crustáceo e larvas de insetos, sempre em pequena quantidade.

Alface, couve, cenoura, melão e morango são os alimentos recomendados para o animal. Lembre-se também das plantas aquáticas que devem fazer parte da alimentação diária dela, incluindo a lemnaceae, a alface d'água e eichhornia crassipes.

AS TARTARUGAS RECONHECEM OS SEUS DONOS? Sem ir ao mar, podemos dizer que elas costumam reconhecer a pessoa que regularmente alimenta ela, mais pelo cheiro do que pela visão.

O casco de tartaruga é usado como proteção.
Isso porque a carapuça cobre todo o corpo do animal. Como é mais lenta, fica muito mais simples encolher e se esconder na presença de predadores.

O nome tem origem porque seu casco era usado para fabricar pentes, além de armações de óculos entre outros artefatos a boca lembra o formato de um bico de gavião, ela é considerada uma das mais bonitas das tartarugas marinhas e seu casco pode chegar a medir até um metro de comprimento e pesar 150 quilos.