Onde vive a pulga no corpo humano?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A pulgas do gato pica pessoas, mas não vive no corpo humano. Podem nos picar nas mãos e no corpo quando manuseamos os animais de estimação ou os objetos onde eles dormem, mas os pontos onde costumam picar mais são os pés e as partes inferiores das pernas.

Ao contrário dos piolhos, as pulgas não ficam agarradas ao cabelo ou à pele. Portanto, podem cair para o chão ou para o cesto do seu animal de estimação.

O ideal é consultar um dermatologista. Assim, ele pode indicar um remédio ou pomada para aliviar o incômodo. Também é importante tomar cuidado ao coçar demasiadamente as áreas afetadas. Isso porque você pode acabar ferindo a pele e abrindo espaço para o desenvolvimento de infecções.

Porém, apesar de machos e fêmeas serem hematófagos, a penetração na derme é feita apenas pela fêmea, a qual objetiva completar seu ciclo vital. A pulga penetra a cabeça e o tórax na pele e deixa a porção posterior para fora dela. A parte exteriorizada é fundamental para que a pulga consiga eliminar os seus ovos.

O primeiro passo é assegurar o bem-estar dos peludinhos, então, com a ajuda de um pente fino específico para pets, veja bem se há algum parasita se aproveitando de um dos seus filhos de quatro patas. Além das pulgas em si, procure por manchas avermelhadas e sinais de picada.

Como as pulgas não apreciam o odor dos cítricos, o uso de limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica também servem para mantê-las longe. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar durante a noite e no dia seguinte coloque a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos.

Os inimigos naturais dos pulgões incluem tanto insetos predadores como as joaninhas, larvas de moscas, meurópteros e vespas parasitóides, entre outros, que podemos chamar de Fatores Bióticos de mortalidade.

Embora não seja habitual e o incómodo não costume ir além da comichão e pápulas, no entanto, tal como acontece com outros insetos, como os mosquitos, as pulgas podem transmitir algum vírus ou bactéria através da picada.

Frederico lembra que as pulgas são parasitas que preferem animais de sangue quente, ou seja, importunam outros mamíferos, como o rato e o ser humano. Isso quer dizer que qualquer mamífero que se expuser a um ambiente em que haja pulgas tem o potencial de carregá-las para dentro de casa — e isso inclui você.

Lave a cama do seu pet com água quente
Lave a cama e o cobertor pelo menos uma vez por semana por três a oito semanas. Coloque-as fora de casa para secar ao sol. Se seu pet gosta de dormir em outros lugares, como sua cama, certifique-se de lavar sua roupa de cama também.

1) Misture partes iguais de vinagre e bicarbonato de sódio em uma tigela. 2) Aplique a mistura nas áreas onde as pulgas são mais comuns. 3) Deixe a mistura agir por algumas horas.

A solução de água e detergente de louça é uma espécie de piscina tóxica para as pulgas. Elas morrem quando caem ou pulam na mistura. Se você não tem nenhuma vasilha mais rasa, use um prato.

Acúmulo de poeira. Falta de limpeza em cantos da casa ou frestas no assoalho. Usar vestimentas ou roupas de cama que ficaram expostas. Contato com animais de estimação em que não é aplicado antipulgas regularmente.

A pomada Fenergan é medicamento de ação antialérgica altamente eficaz no tratamento de irritações na pele, incluindo coceiras, picadas de inseto, vermelhidão, queimaduras superficiais, entre outros tipos de alergias locais.

As pulgas estão presentes também em ambientes silvestres, nas tocas de ratos e de outros animais. É preciso chamar atenção que, nos domicílios, as pulgas encontradas nos animais domésticos correspondem a aproximadamente 5% do total presente. Animais como ratos e morcegos também podem levar pulgas para dentro de casa.

Os ovos de pulgas medem cerca de 0,4mm, variando da cor branca à transparente e parecem com um grão de sal. Diferente de outros insetos, os ovos das pulgas não grudam no hospedeiro (cachorros ou gatos) e logo caem no ambiente onde o hospedeiro mais circula.

A primeira coisa a se fazer assim que perceber que seu cachorro está com pulgas, é verificar a quantidade dos parasitas no animal e se ele apresenta feridas em sua pele. Caso haja poucas pulgas, você poderá espremê-las com a unha para matá-las.