Onde vive a população ribeirinha?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

As comunidades ribeirinhas são formadas por povos que habitam as margens dos rios, igarapés, igapós e lagos da Floresta Amazônica e outras regiões naturais do país. Seus modos de vida estão totalmente ligados ao fluxo das águas, adaptando-se aos períodos de seca e cheia dos rios.

Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.

O termo ribeirinho designa qualquer população que vive às margens dos rios. Os ribeirinhos estão isolados não apenas da cultura geral, como do acesso à mídia escrita, televisiva e radiofônica e, também, de outros moradores da comunidade, já que a distância entre as residências pode ser superior a 2000 metros.

A moradia palafita pode ser feita com bambu ou outra madeira resistente à água e posteriormente reforçada com placas de deck ou até mesmo concreto.

Os povos ribeirinhos são considerados comunidades tradicionais devido ao seu modo de vida, baseado no uso e na conservação dos recursos naturais e da biodiversidade do ambiente em que vivem; além de se auto reconhecerem desta maneira, caracterizando um empoderamento sobre seus saberes tradicionais, sua cultura e sua ...

Povos ribeirinhos

Brasil
Acre20 583 (2021)
Amazonas> 15 402
Paraíba> 3 496

Os ribeirinhos também coletam o látex, usado na produção de borracha. A resina é extraída com a sangria das seringueiras nativas. A atividade que vem mais crescendo nos últimos anos é extração do óleo de copaíba. A coleta ocorre o ano todo em lugares distantes, na mata.

5 cidades ribeirinhas onde ver um pôr-do-sol inesquecível

  • Bom Jesus da Lapa – Bahia.
  • Piaçabuçu – Alagoas.
  • Propriá – Sergipe.
  • Petrolina – Pernambuco.
  • Pirapora – Minas Gerais.

Dormir em rede, tomar banho no rio, nadar com botos, pescar, visitar a casa de farinha, são algumas das atividades que essas localidades oferecem aos turistas.

“A cultura religiosa católica das populações ribeirinhas, habitantes dos dois marajós (campos e florestas) na sua constituição histórica sofreu influencias do catolicismo colonizador de matriz ibérica, da presença negra e nordestina, sem perder, contudo, aspectos de crenças míticas, lendárias, características de seu ...

E ao seu redor, dezenas de pequenos ilhotes de natureza ainda preservada, lar de ribeirinhos que vivem basicamente da pesca e da extração do açaí, abundante na região e base também da alimentação das famílias.

Como são as casas dos ribeirinhos
Todos dormem em redes — até os bebês! Ao invés de berços, eles têm pequenas redes ao lado da de seus pais. As casas são literalmente em cima do rio. Feitas de palafitas, são construídas em madeira local, em geral pelos próprios moradores, e no período sem chuvas (verão).

O peixe e os produtos derivados da mandioca são a base alimentar das comunidades ribeirinhas que vivem na Amazônia.

O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos.

As crianças, adolescentes e adultos da região têm acesso às escolas ribeirinhas, que também se localizam nas margens dos rios. Essas instituições muitas vezes funcionam de maneira improvisada, e seu calendário letivo é adaptado ao ciclo das águas, já que os alunos dependem do rio para ir e vir.

Riberinhos e agricultores da Amazônia estão aproveitando as riquezas da floresta de maneira sustentável. São árvores sementes, frutos e folhas que se transformam em perfumes, produtos de beleza. Além de melhorar a renda das famílias, a atividade ajuda a preservar a floresta.