Onde ver o melhor horário de engajamento?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

O aplicativo gratuito disponível para Android e iOS possui o recurso Best time to post. Com ele, é possível verificar em quais horários durante a semana os posts tiveram picos de interações. Com essa informação, é possível prever os melhores horários para posts futuros.

Os melhores resultados de engajamento apontam para o período entre 10h e 15h de segunda a quinta. Já o pior desempenho dos posts nessa área é no domingo.

De acordo com o estudo da Sprout Social, os melhores horários para postar no Instagram são:

  • Melhores horários: terça-feira, das 11h às 14h e de segunda a sexta-feira às 11h;
  • Melhor dia: terça-feira;
  • Pior dia: domingo.

Entre sexta-feira e domingo são os melhores dias para postar. Fim de noite até 3h (menos entre meia-noite e 1 da manhã) são horários seguros para postar. 14h e 21h aos sábados é a faixa de horário mais ideal para postar. Os horários menos ideais para postar são domingos a sextas-feiras, das 4h às 19h.

Existe um consenso no mercado de marketing digital de que uma taxa de engajamento geral entre 1 e 5% é considerada boa.

Para acessar as informações, basta tocar na aba de perfil da conta comercial e apertar o botão "Insights". Dentro do menu "Interações" será possível ver a quantidade de curtidas, comentários, reações e outras formas de engajamento com os conteúdos em foto, vídeo, Reels, Stories e lives.

Quando estiver na guia do perfil, clique no menu, o ícone de três linhas no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione “Insights”. Ao clicar em Insights, você terá acesso a uma página com um resumo das suas estatísticas.

Então, na página em que você visualiza seu próprio perfil, clique no menu que está no canto superior direito (aquelas três listrinhas, lá em cima). Quando o menu abrir, clique em Insights. Essa é a área do aplicativo em que se encontram todas as métricas do Instagram.

Fim de noite até 3h (menos entre meia-noite e 1 da manhã) são horários seguros. Às 14h e às 21h aos sábados é a faixa de horário mais ideal. Os horários menos recomendados são de domingo a sexta, das 4h às 19h.

A plataforma sempre faz uma análise dos perfis com os quais os usuários mais interagem. As postagens dessas contas serão as exibidas antes, sempre que a pessoa abrir o aplicativo. Os dados coletados são a partir de comentários, buscas no Instagram e até mesmo compartilhamentos de Stories e posts.

Agora você já sabe que não pode deixar de postar Reels, pelo menos uma vez por semana, para encontrar seguidores engajados com o seu perfil. Não se esqueça de compartilhar esse artigo com outras pessoas que precisem saber disso e nos seguir nas redes sociais para mais dicas como essas.

Quantas vezes publicar no Instagram diariamente? Veja o que os especialistas recomendam: Aconselha-se publicar no Instagram pelo menos uma vez por dia, com frequência ideal de duas vezes diárias.

Quais hashtags usar no Instagram 2022? É importante usar hashtags que tenham sincronia com seu conteúdo e nicho de mercado. Algumas populares em 2022 são: #tbt, #instagood, #insta, #repost, #brasil, #amor, #paz, #photography, #makeup, #copadomundo, #rumoaohexa e #fotografia.

5 dicas para aumentar as visualizações nos stories do seu Instagram

  1. Crie uma rotina.
  2. Faça perguntas.
  3. Use legenda nos vídeos.
  4. Reposte conteúdo se for marcado.
  5. Contrate uma agência de marketing digital para administrar os seus perfis nas redes sociais.

8 dicas para atrair novos seguidores no Instagram do jeito certo

  • Crie conteúdo de qualidade;
  • Tenha uma identidade visual coerente;
  • Use hashtags da maneira certa;
  • Poste com frequência;
  • Interaja com as outras pessoas;
  • Crie posts e stories interativos;
  • Faça conteúdo patrocinado;
  • Invista em parcerias.

É possível encontrar na internet especialistas com foco em redes sociais que indicam que uma taxa de engajamento entre 1% e 3% pode ser considerada boa. Menor do que 1% já é considerado baixo e acima dessa média já é excelente.

Por que o engajamento caiu? Se tratando das mídias sociais, a queda de engajamento se deve ao aumento de usuários e do conteúdo diário, em que fica impossível a pessoa visualizar tudo que é produzido e divulgado.