Onde ver a classificação indicativa dos livros?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Por isso sugerimos aos pais e educadores o site www.commonsensemedia.org para suas consultas. Nele é possível uma nota detalhada, com avaliação de temas importantes e uma análise geral. Cada ponto, como violência ou sexualidade, é exposto com detalhes das cenas onde aparecem.

Livre: é possível a presença de armas sem violência, morte não violentas, ou violência fantasiosa, como acontece em desenhos animados. Tratando-se de nudez, são permitidas cenas não erotizadas. Por fim, pode ser exibido consumo moderado ou insinuado de droga lícita.

O que é a Classificação Indicativa? A Classificação Indicativa - ClassInd - é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG).

A18 - Tuberculose de outros órgãos.

Um filme “R-Rated” é proibido para menores de 17 anos, mas pode ser visto por adolescentes que forem acompanhados por pais ou responsáveis. Já a classificação seguinte, “NC-17”, proíbe terminantemente a presença de menores, mesmo com o pai e a mãe.

Hoje, no Brasil, existem seis níveis de classificação indicativa: livre (para todas as idades), 10 anos, 12 anos, 14 anos, 16 anos e 18 anos. Como o nome deixa claro, trata-se de uma recomendação aos pais, e não uma exigência.

A classificação indicativa será para maiores de 14 anos. Embora seja considerada uma série para “jovens adultos”, este é um mundo de brutalidade e violência, tanto quanto é uma série sobre esperança, família e coisas do tipo.

No Brasil, a classificação se divide em seis escalas: livre, 10, 12, 14, 16 e 18 anos. E as obras audiovisuais são analisadas a partir de três eixos temáticos: “violência”, “sexo e nudez” e “drogas”. “A análise de uma obra é feita como um todo e não somente por partes isoladas”, destaca o Guia.

A autoclassificação vai ser indicada com um símbolo diferente. Neste caso, ele contará com a letra A antes da indicação. Ou seja, as obras avaliadas como livres vão ser apresentadas com um símbolo AL; as de 10 anos, A10 e assim por diante. O objetivo é dar mais transparência sobre quem fez a análise do conteúdo.

Jovens - Indivíduos de até 15 anos; Adultos - Indivíduos com idade entre 16 até 64 anos; Idosos - Indivíduos de 65 anos em diante.

South Park – Maior, Melhor e Sem Cortes (Globoplay) – 16+
O filme de “South Park” não foge muito do estilo da série de TV: conteúdo sexual, linguagem imprópria e violência.

A Constituição Federal criou a Classificação Indicativa. O Estatuto da Criança e do Adolescente e a primeira Portaria do Ministério da Justiça sobre Classificação Indicativa completaram 25 anos em outubro de 2015.

As obras, produtos ou espetáculos públicos que utilizarem da autoclassificação para a determinação da faixa etária provisória deverão utilizar os seguintes símbolos: AL para obras livre, A10 para obras não recomendadas para menores de 10 anos, A12 para obras não recomendadas para menores de 12 anos, A14 para obras não ...

Alguns filmes classificado como "PG-13" ou "R" são classificados como TV-14 na televisão americana, quando é editado para a transmissão.

O Oppo A17 é um smartphone Android completo, que não tem muito a invejar aos mais avançados dispositivos. Surpreendente é sua tela Touchscreen de 6.56 polegadas, que coloca esse Oppo no topo de sua categoria. A resolução também é alta: 1612x720 pixel.

Audiodescrição é uma narração opcional que descreve o que está acontecendo na tela, incluindo ações físicas, expressões faciais, figurinos, cenários e mudanças de cena. Esse recurso está disponível na maioria dos originais Netflix e em muitos outros filmes e séries.