Onde vem o trigo do Brasil?

Perguntado por: agomes3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O trigo é tradicionalmente produzido nos estados da Região Sul do Brasil, de clima temperado, mais apropriado para esse cultivo. Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são responsáveis por 92% da produção nacional.

No Brasil, para suprir a demanda interna, foram importadas 515,3 mil toneladas de trigo, 2,3% a menos do que no mês passado e 10,1% superior ao mesmo período ano passado. Do total importado, 77,04% vieram da Argentina, 12,81% de origem Uruguai e 10,14% do Paraguai.

Dentre os maiores produtores, destacam-se 1) União Europeia (139 milhões de toneladas), 2) China (136,9 milhões de toneladas), 3) Índia (109,5 MT), 4) Rússia (72,5 MT), 5) EUA (44,7 MT), 6) Ucrânia (33 MT), 7) Austrália (31,5 MT), 8) Paquistão (27 MT) 9), Canadá (21 MT) e 10) Argentina (20 MT).

Segundo o especialista, o principal motivo de a cadeia do trigo no Brasil estar com preços baixos e desacreditada está na origem de todo o processo: “a miscelânea de sementes utilizadas indiscriminadamente numa mesma região”.

Notícias setorial/mercado
O Brasil comprou um carregamento de 25 mil toneladas de trigo da Rússia, segundo duas fontes com conhecimento das negociações, no primeiro acordo desde que os dois países concluíram conversas para liberar o comércio bilateral de grãos e carnes em dezembro.

A China

A China foi o maior importador mundial de trigo no ano comercial de 2022-23, trazendo cerca de 12 milhões de toneladas, de acordo com o Grain: World Markets and Trade emitido pelo Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

santo trigo

O santo trigo é o produto mais consumido no Brasil e o mais usado como moeda de troca nas relações com o Mercosul, porque para vender automóvel o Brasil entra com a compra do trigo. Metade do trigo que consumimos no país é importado, assim também acontece com a cevada, a que é usada na cerveja.

A produção brasileira é de 6,2 milhões de toneladas, re- presentando 54% do consumo nacional. A região Sul é a maior produtora (89% do total nacional), tendo o Paraná e o Rio Grande do Sul como líderes (86% do total).

a China

China. Com 585 milhões de toneladas de grãos produzidos anualmente, a China é a maior produtora da categoria do mundo.

Os maiores produtores de trigo no mundo são União Europeia, China, Índia, Rússia, EUA, Canadá, Austrália, Paquistão, Cazaquistão, Ucrânia, Turquia e Argentina.

Brasil

Brasil: O maior produtor de café do mundo. Com uma longa tradição no cultivo e exportação de café, o país tem condições climáticas e geográficas ideais para o cultivo em larga escala. Em 2022, o Brasil foi responsável por uma produção significativa, representando cerca de 33% da produção mundial de café.

a China

O país mais populoso do mundo, a China se prepara para produzir 147 milhões de toneladas de arroz na próxima safra, mas também importar mais 5 milhões de toneladas, com as exportações sendo estimadas em cerca de 2,2 milhões de toneladas.

Estados Unidos

Os Estados Unidos permanecem como o 1º produtor mundial do grão, mas com uma estimativa de produção quase 20,0 milhões de toneladas abaixo do colhido em 2018/19.

No Brasil, a produção de trigo está concentrada na região Sul. Porém, também há produção na Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. O que muda na plantação de trigo nas regiões brasileiras é o tipo de cultivar escolhido. Cada cultivar é desenvolvida para ser adaptada ao clima de cada região.

O trigo de alta proteína, considerado o melhor trigo do mundo, já está sendo produzido no Brasil – Sindanfrj.

No Rio Grande do Sul, atualmente maior produtor de trigo no país, também estão sendo abertas novas fronteiras para o cereal. O avanço da soja na Metade Sul do Estado abriu espaço para a triticultura, seja para a produção de grãos ou como forragens para engorda do gado no inverno.

Apesar do volume total modesto, a Ucrânia é o principal fornecedor para o Brasil de ferro fundido bruto e de uma liga chamada ferro especular. No ano passado, 99,76% desse tipo de produto foi importado da Ucrânia, movimentado US$ 11,7 milhões.

Brasil depende de 5,5 milhões de toneladas de trigo da Ucrânia, diz ministro da Agricultura à CNN. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que o Brasil ainda depende da importação de trigo da Ucrânia. “Não somos autossuficientes.

A Ucrânia deve produzir 16,54 milhões de toneladas de trigo na temporada 2023/24. Segundo adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos no país, em 22/23 foram 20,771 milhões de toneladas.