Onde vamos ou onde iremos?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Iremos é a primeira pessoa do plural no futuro do indicativo do verbo. Quando descobrir onde é, iremos lá. Amanhã, iremos à cidade. Vamos é a primeira pessoa do plural do indicativo presente e a primeira pessoa do plural do subjuntivo presente do verbo.

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

4 estaremos, andaremos, passaremos, seguiremos, permaneceremos. Ocorrer, desenrolando-se: 6 ocorreremos, aconteceremos, sucederemos, decorreremos, evoluiremos, transcorreremos.

Significado de Vamos
Vamos vem do verbo ir. O mesmo que: saímos, saiamos, partamos, partimos, compareçamos, comparecemos, aparecemos, apareçamos, apresentemos.

A forma eu vou ir parece redundante. Eu irei fica melhor.

ANÁLISE: A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase.

O sujeito do verbo "vamos" é de primeira pessoa do plural (nós), por isso a forma correta é "vamos nos ver".

Como o sujeito do verbo 'vamos' é 'nós', o pronome adequado para se empregar aqui é 'nos', e não 'se'

1 dizendo, proferindo, exprimindo, pronunciando, articulando. Exemplo: Meu filho tem dois anos e ainda não está falando.

Iríamos vem do verbo ir. O mesmo que: sairíamos, partiríamos, compareceríamos, apareceríamos, apresentaríamos, caminharíamos, locomoveríamos, movimentaríamos, marcharíamos.

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.

A atenção deve ser dada à conjugação dos verbos: existe "nós vamos" e "a gente vai", mas não "nós vai" e "a gente vamos".

Lets play! Vamos brincar com as fotocopiadoras?

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

[Gramática] Forma flexionada do verbo ir, no Gerúndio: já estou indo para casa!

As duas formas são corretas. A regência do verbo [ir] aceita tanto a preposição [a] quanto a preposição [para].

* ir - verbo em que os dois presentes e os dois imperativos apresentam a mesma forma para a 1ª pessoa do plural (vamos) e para a 3ª pessoa do plural (vamos). Presente: vou, vais, vai, vamos, ides, vão. Pretérito perfeito – fui, foste, foi, fomos, fostes, foram.

Na aplicação com a junção do verbo “ir”, como em “vai vir”, tem apenas essa forma como correta. A expressão “vai vim” não existe e está incorreta.