Onde vai fazer sol no Brasil?

Perguntado por: oamorim6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A faixa Leste do estado de Goiás e o Leste do Mato Grosso do Sul são as áreas onde o sol deve predominar.

Além de “Roliúde Nordestina” e sede da “Festa do Bode Rei, uma das maiores festas juninas do país, a cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, também é o lugar onde menos chove no Brasil. A média de chuva esperada por lá é de apenas 350 mm (milímetros) durante todo o ano.

O verão no Brasil começa no dia 22 de dezembro de 2023 e termina em 20 de março de 2024. O solstício de verão é o fenômeno astronômico que marca o início dessa estação. Ele acontece exatamente às 00h27 do dia 22 de dezembro de 2023 no Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Com temperatura média anual em torno de -3.64°C, a Rússia é um dos países mais frios do mundo. Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, mais precisamente às 22h04, começa a Primavera. Seguimos nesta estação do ano até o dia 21 de dezembro, às 18h48, quando então inicia o Verão.

A temperatura deve voltar a subir no Sul e no Sudeste do Brasil nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, as máximas devem chegar próximo aos 30ºC a partir de quinta-feira (10) em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e a semana termina com cara de verão nessas regiões.

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Amapá

Após analisar séries históricas de chuvas em mais de 400 estações meteorológicas localizadas na região Amazônica, o município de Calçoene, no Amapá, foi identificado como o local mais chuvoso do Brasil com uma precipitação média anual de 4.165 mm.

Volta a ser marcado por chuvas irregulares sobre a faixa Central e Norte do Brasil, e até mesmo RS e Sul do Brasil que começa a chover bem. As frentes vão ocorrer mais frequentemente, com chuvas irregulares e pancadas, e dificilmente haverá longos períodos de estiagem.

Se você está curioso para saber quando acaba o inverno 2022, nós adiantamos: o último dia do inverno do ano será em 22 de setembro.

Julho é tipicamente o mês mais quente do ano no mundo, mas julho de 2021 se superou como o julho e o mês mais quente já registrado.

A cidade mais rica do Brasil é São Paulo, seguida do Rio de Janeiro e de Brasília, todas com PIB superior a R$ 100 bilhões cada. Todos os demais municípios brasileiros têm PIB inferior a 100 bilhões de reais. Guarulhos, com mais de R$ 37 bilhões, é a cidade não-capital mais rica do Brasil.

1- Urupema – SC: a cidade é fria durante todo o ano, no verão a média são de 18ºC. A localização contribui para o frio intenso, o município fica situado na serra catarinense a 1.425 metros de altitude. A temperatura média da cidade é de apenas 8ºC.