Onde usar quaisquer?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O pronome possui regras próprias de concordância nominal e verbal. Quanto à concordância nominal, não existe maiores dificuldades, pois QUALQUER deve concordar com o termo a que se refere. Se o referente estiver no singular, usa-se QUALQUER; se estiver no plural, usa-se QUAISQUER.

1 todas, umas, cadas. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Indica quantidade indeterminada: 2 alguns, certos, determinados, algumas, certas, determinadas, dados, dadas, todos.

1. Um (de entre muitos sem escolher). 2. Seja qual for.

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Palavras que rimam com Quaisquer: Desquer. Sequer.

Pronomes pessoais

  1. O locutor (ou quem fala): 1ª pessoa, que seria “eu” (no singular) ou “nós” (plural);
  2. O interlocutor (com quem se fala): 2ª pessoa, que seria “tu/você” (singular) ou “vós/vocês” (plural);
  3. O assunto (de quem ou do que se fala): 3ª pessoa. que seria “ela/ele” (singular) ou “elas/eles” (plural).

Tritongo e a divisão silábica
Na divisão silábica, os tritongos nunca se separam, permanecendo na mesma sílaba: iguais (i-guais); quaisquer (quais-quer); saguões (sa-guões);

2.1 Tritongo oral
apaziguou (a- pa-zi-guou) quaisquer (quais-quer) averiguei (a-ve-ri-guei) desaguou (de-sa-guou)

Tritongo. O tritongo ocorre quando há três sons vocálicos seguidos, sendo de uma vogal entre duas semivogais. O tritongo pode ser oral ou nasal.

1. Desejar muito, com ânsia. 2. Agonizar.

Qualquer dúvida, estou à disposição
No fim da comunicação, use essa frase e tenha certeza de que o cliente ficará mais confortável se precisar de alguma informação.

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações. Coloco-me à disposição para o que for necessário.

O plural de qualquer cidadão é quaisquer cidadãos. Singular: Todo e qualquer cidadão pode votar livremente.

Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

Os pronomes neutros "elu (s)" e "ile (s)" são os mais famosos. "Elu" e "ile" têm o mesmo significado. A escolha entre um e outro é uma escolha pessoal. As frases "ela é minha amiga" e"ele é meu amigo", no feminino e no masculino, respectivamente; em uma linguagem neutra de gênero fica "elu é minhe amigue".

Palavras que rimam com Apreço: Preço.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

Quando o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo fica na terceira pessoa do singular ou concorda com o antecedente.