Onde usar luz branco quente?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

Mas você pode misturar os 2 tipos de luz e tirar proveito do que elas tem de melhor. Use luz fria ou neutra (4.000 a 4.500 K) na iluminação geral (pontos de luz no teto) e luz quente nos pontos de luz secundários, como luminárias de mesa e de piso.

R: A luz branco frio não esfria o ambiente, ela é assim chamada devido a sua tonalidade de cor se aproximar dos tons frios, como o azul, branco, etc. A Luz branco frio é mais clara que a luz branco quente? R: A percepção visual é de que o ambiente fica mais claro, porém na pratica isto não ocorre.

Os locais mais adequados para usar a luz quente são:

  • Quartos (especialmente ao lado da cama);
  • Ambientes de socialização, como salas e sacadas;
  • Sala de televisão;
  • Sala de jantar;
  • Locais voltados ao lazer (área de banheira ou de rede, por exemplo).

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer. Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3500K.

O comum é que ela tenha entre 2.700K e 3.100K (kelvins). É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto.

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

Em contrapartida, para luz fria, elas são mais indicadas para os seguintes ambientes:

  • cozinha;
  • banheiros;
  • áreas de serviço;
  • escritórios;
  • ambientes nos quais você vá gravar algum conteúdo ou passar por reuniões.

A mistura cai bem. Mas atenção: apesar dos termos “luz quente” e “luz fria”, ambas têm a mesma temperatura e não influenciam no ambiente. Elas também não têm diferença no consumo de energia.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

Qual a melhor cor de lâmpada para área externa
O ideal é que a lâmpada tenha uma baixa temperatura, pois o calor pode estragar as plantas. Você pode usar na área externa a lâmpada fluorescente ou a lâmpada de led.

Tanto a luz quente como a luz fria podem ser usadas na iluminação de cozinha.

lâmpadas LED

Prefira lâmpadas LED
Estamos falando sobre sala de jantar, um lugar de refeição e convívio; considerando esse ponto, é válido escolher lâmpadas LED porque não esquentam como as incandescentes. Além desse benefício, essa versão também é bastante econômica e muito mais eficiente em relação aos modelos incandescentes.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Apesar de parecer incomum para a maioria das pessoas, os efeitos desse tipo de iluminação no humor e no processo do sono são bem positivos!

O branco quente varia de 3500K 4.000k, é conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz. Tem a fama de ser associada às lâmpadas incandescentes. Proporciona, mas relaxamento aos usuários do ambiente, isso porque ele produz menos lúmens do que os demais modelos.

Por fim, a luz neutra é uma opção intermediária entre a luz quente e a luz fria. É usada em áreas comerciais e industriais, onde é necessário um ambiente iluminado e eficiente, mas sem causar desconforto visual.